Como a prática do Auto-retrato pode influenciar na construção da identidade?

Índice

Como a prática do Auto-retrato pode influenciar na construção da identidade?

Como a prática do Auto-retrato pode influenciar na construção da identidade?

Na escola a prática de autorretratos como um procedimento pedagógico no ensino de arte pode contribuir para que o aluno aprimore a capacidade de observação e sensibilidade do olhar em relação a si próprio. A identidade pessoal tem muito a ver com autoestima também.

Qual a importância do Auto-retrato para construção da identidade?

O indivíduo ao se autorretratar organizou seus pensamentos, seus sentimentos, com o objetivo de dar significado a sua imagem. Trata-se de um processo complexo que envolve pensar, expressar, interpretar, criar e transmitir.

O que é um auto retrato pode expressar?

O autorretrato pode expressar uma pintura sem tintas, um desenho sem grafite, uma música sem som, da direção de um ser só. É inventivo, criador, não só num sentido mimetista, a sombra que copia o corpo.

Qual é a importância do autorretrato?

O auto retrato é basicamente uma representação de quem produz a arte. Ele é importante pois evidencia o olhar da pessoa sobre a pessoa, de forma íntima e intensa artisticamente falando.

Como é feito o Auto-retrato?

Autorretrato (pré-AO 1990: auto-retrato), muitas vezes é definido em História da Arte, como um retrato (imagem, representação), que o artista faz de si mesmo, independente do suporte escolhido.

Porque os artistas fazem autorretratos?

No autorretrato, o artista procura mostra-se (ou descobrir-se) de uma forma mais nítida, mais verdadeira e pode mesmo não gostar daquilo que vê, pode não aprovar, e, por isso, pode modificar a imagem que de si encontrou. ... Assim, um autorretrato é um retrato, uma imagem, que o artista se faz de si mesmo.

Como fazer um auto retrato criativo?

Faça seu Autorretrato

  1. Coloque sua foto em uma superfície plana e na qual os seus traços fiquem mais claros, ajuste a iluminação e a sombras como quiser.
  2. Desenhe um círculo no meio do papel.
  3. Importante: não faça as linhas com muita força, pois você vai ter que apagar e ajustar alguns detalhes mais adiante.

Como fazer um auto-retrato fotográfico?

Você ergue a câmera na distância do seu braço, aponta a lente pra você, e aperta o disparador – de maneira meio desconfortável, normalmente – com o dedo que estiver mais perto do botão. Isso tudo torcendo para o enquadramento estar minimamente correto. Não existe nenhum problema real com esse tipo de foto.

Qual a importância dos retratos na história da arte?

Nessas culturas, os retratos de governantes e oficiais importantes trariam um simbolismo de homenagem e de certa forma, eternização da imagem. No caso do autorretrato, parece haver esse mesmo sentimento de admiração voltado a si mesmo, um sentimento narcísico.

Como o auto-retrato é feito?

a pintura do auto-retrato é feita olhando-se no espelho, ou na água de uma poça ou de um rio, como fez Narciso; outras vezes, os pintores são retratados de acordo com a maneira como "pensam" ou como se lembram; eles passam as mãos pelo rosto e transferem as sensações para a representação pictórica.

Postagens relacionadas: