Quando ocorre a plasticidade neural?

Índice

Quando ocorre a plasticidade neural?

Quando ocorre a plasticidade neural?

Numa forma abrangente, plasticidade neural pode ser definida como uma mudança adaptativa na estrutura e nas funções do sistema nervoso, que ocorre em qualquer estágio da ontogenia, como função de interações com o ambiente interno ou externo ou, ainda, como resultado de injúrias, de traumatismos ou de lesões que afetam ...

O que é uma plasticidade neural?

O termo plasticidade neuronal refere-se mais especificamente a alterações celulares, envolvendo os neurônios. Já plasticidade cerebral indica reorganizações de funções e estruturas cerebrais, localizados, portanto, no maior órgão do sistema nervoso, o cérebro.

Qual a plasticidade dos neurônios?

Por causa da plasticidade, os neurônios são capazes de adaptar sua função e sua forma, em resposta à ação do meio externo. A plasticidade é maior durante o desenvolvimento e diminui gradualmente até a vida adulta, mas não se extingui completamente.

Quais são os tipos de plasticidade neural?

Um dos grandes consensos é de que a plasticidade neural varia com a faixa etária. Nesse sentido, há cinco tipos de neuroplasticidade: a plasticidade axônica, dendrítica, somática, sináptica e a regeneração.

Qual o grau de plasticidade do sistema nervoso?

O grau de plasticidade neural varia com a idade do indivíduo. Durante o desenvolvimento o sistema nervoso é mais plástico, principalmente nas fases denominadas de períodos críticos, em que é mais suscetível a transformações.

Qual a neuroplasticidade do sistema nervoso?

Os neurônios maduros não têm as capacidades de divisão ou regeneração, entretanto o sistema nervoso apresenta uma característica de neuroplasticidade, que é definida como qualquer modificação não periódica do sistema nervoso, com duração maior que poucos segundos, ou seja, está relacionada com a recuperação da função nervosa.

Postagens relacionadas: