Como prevenir a carbonatação do concreto?

Índice

Como prevenir a carbonatação do concreto?

Como prevenir a carbonatação do concreto?

Ao reduzir a quantidade de poros, dosagens com menor relação água/cimento terão menores velocidades de carbonatação no concreto. Portanto, a sílica ativa pode ser considerada como um dos principais meios de se evitar tal patologia.

O que é a carbonatação do concreto?

A carbonatação é um fenômeno lento que é ocasionado pelas reações químicas resultantes da interação entre componentes como o CO2 (gás carbônico), presentes na atmosfera, com os produtos da hidratação do cimento, formando um composto chamado ácido carbônico (H2CO3).

Como tratar a carbonatação?

A solução de hidróxido de potássio por imersão resultou na realcalinização de toda a camada carbonatada, sendo o resultado mais eficiente. Palavras-chave: realcalinização, carbonatação, corrosão de armaduras, solução alcalina, pontes.

Como evitar patologias no concreto?

Patologias no Concreto: Eflorescências Uma forma de evitar a eflorescência é utilizando cimentos com baixo teor de hidróxido de cálcio como o CP III e CP IV, eles tem alto teor de escória e argila pozolânica, que por sua vez, reduzem a porosidade e a quantidade de hidróxido de cálcio presente no cimento.

Como evitar a porosidade no concreto?

Para reduzir a porosidade de concreto, normalmente especificam concreto com uma relação água/cimento baixa ou usa-se a microsílica (sílica ativa). Quando essa substância é usada no concreto, ela pode garantir uma grande redução na permeabilidade além de aumentar a resistência mecânica do concreto.

Qual é o pH do concreto?

6 e 13,5 O carbonato de cálcio não deteriora o concreto, porém durante a sua formação consome os álcalis da pasta (ex: Ca(OH)2 e C-S-H) e reduz o pH. O concreto normalmente possui pH entre 12,6 e 13,5.

O que é Despassivação por carbonatação?

A carbonatação inicia-se na superfície da estrutura e forma a “frente de carbonatação”, composta por duas zonas com pH distintas (uma básica e outra neutra). Esta frente avança em direção ao interior do concreto e quando alcança a armadura ocorre a despassivação do aço e este se torna vulnerável.

O que é a carbonatação e como podemos avaliar sua evolução no concreto?

Segundo Cadore (2008), a carbonatação é um processo físico-químico que faz com que seja reduzida a alcalinidade da parte líquida presente no concreto, ou seja, o pH do concreto que se encontra elevado devido aos compostos hidratados presentes nele, reduz até a ocorrência da neutralização.

Como fazer ensaio de carbonatação?

O ensaio de carbonatação consiste na visualização da alteração do pH do concreto de cobrimento, o que é possível pela aspersão de um indicador de pH. Usualmente, utiliza-se uma solução de fenolftaleína (1 g da fenolftaleína em 50 ml de álcool etílico e diluição desta mistura em água destilada até completar 100 ml).

Como tratar corrosão de armadura?

Se a armadura estiver muito deteriorada e com perdas, troque-a. Se a armadura estiver com uma agressão apenas superficial, limpe a ferrugem com uma escova de aço. Aplique sobre toda a armadura, com pincel, uma camada de um produto inibidor de corrosão.

Quais são os processos de carbonatação do concreto?

São eles: umidade, gás carbônico e oxigênio. A seguir, veja todas as etapas do processo de carbonatação do concreto: O consumo de Ca diminui o pH do concreto, deixando o aço exposto à corrosão. A carbonatação do concreto é um processo físico-químico entre CO2 e os compostos da pasta de cimento.

Como evitar a carbonatação?

Como as reações de carbonatação dependem da presença de água e de oxigênio, o fenômeno tende a avançar mais rapidamente quando os poros são parcialmente ocupados por ar e por água. Como evitar a carbonatação? Uma série de ações podem e devem ser utilizadas para controlar ou minimizar o risco de o problema acontecer.

Como ocorre a redução da alcalinidade no concreto?

Já do ponto de vista químico, há uma redução da alcalinidade. Como o CO2 se difunde no concreto de fora para dentro, a carbonatação se dá nesse mesmo sentido, estando intimamente ligada ao concreto de cobrimento.

Quais são as consequências da carbonatação?

E o concreto com o pH elevado protege o aço. Ou seja, quando ocorre a carbonatação, o pH do concreto diminui, possibilitando a corrosão do aço. Quais são as consequências dessa carbonatação?

Postagens relacionadas: