Como evitar pré detonação?
Como evitar pré detonação?
A melhor pedida contra pré-ignição é pôr combustível com maior octanagem (gasolina premium ou álcool). Com isso, o sistema eletrônico retarda o centelhamento da vela (formação da faísca) e elimina a “batida”. Para quem raramente usa o carro, é bom só abastecer com gasolina aditivada ou premium.
O que é uma Pré-ignição?
A pré-ignição é quando antes mesmo da faísca na vela a mistura ar-combustível já explode. E o pior: quando o pistão está subindo no cilindro ele leva uma pancada dessa combustão na cabeça, e aí em geral, se danifica.
O que causa a Pré-ignição?
A combustão pouco eficiente faz a câmara de combustão superaquecer, além de deixar restos de carvão pairando na câmara. É o acúmulo desse carvão que provoca a pré-ignição. As partículas de depositam as na cabeça do pistão ou no interior do cilindro.
Como identificar Pré-ignição?
O efeito mais comum da pré-ignição é avaria no pistão devido à elevada temperatura, rompendo-se a sua cabeça no centro— a parte mais fraca — sob a forma de furo, e o pistão como um todo se dilatando e arranhando-se severamente em toda a periferia.
Qual a diferença entre detonação e Autoignição?
Fenômeno de detonação (combustão anormal) Quando a frente de chama iniciada pela centelha da vela de ignição se choca com a frente de chama da autoignição, aparecem picos na pressão que excitam reverberações acústicas.
Como fazer o carro parar de grilar?
O processo, até certo grau, é corrigido pela própria central de injeção do motor, que atrasa o ponto, anulando o problema, mas, há casos em que o estado das peças fica comprometido, sendo necessário descarbonizá-lo manualmente.
O que é detonação de combustível?
A detonação ocorre durante a fase de compressão do motor e é um fenômeno decorrente da autoignição espontânea da mistura de ar e combustível que ainda não foi queimada. ... O momento em que a centelha ocorre no interior do cilindro influencia diretamente o processo de combustão no decorrer da compressão.
Qual a diferença de detonação e deflagração?
Detonação é um processo de combustão supersônica em que a energia liberada na zona inicial de reação propaga-se através do material na forma de uma onda de choque. ... A detonação difere da deflagração, que se propaga a uma velocidade subsônica e não gera onda de choque ou grandes variações de pressão.