O que se poder fazer para evitar a ambiguidade?
Índice
- O que se poder fazer para evitar a ambiguidade?
- Como tirar ambiguidade de uma frase?
- O que significa evitar ambiguidade?
- Como identificar a ambiguidade nas frases?
- Como a ambiguidade pode atrapalhar a comunicação?
- O que significa ambiguidade de um exemplo?
- Como descobrir ambiguidade?
- O que é ambiguidade de exemplos?
- Como utilizar a ambiguidade?
- Qual a ambiguidade na redação?
- Qual é a ambiguidade na linguística?
- Quando a ambiguidade aparece em contextos de uso de verbos?
O que se poder fazer para evitar a ambiguidade?
Como evitar a ambiguidade
- Preste atenção aos múltiplos significados das palavras. ...
- Empregue apenas palavras cujo significado e aplicação você domina inteiramente. ...
- Atenção à concordância e à regência, tanto nominais quanto verbais. ...
- Observe o efeito das outras palavras sobre o sentido da frase.
Como tirar ambiguidade de uma frase?
Para resolver a ambiguidade o melhor é reescrever a frase, dividindo-a em duas orações, mesmo que para isso seja necessário repetir palavras.
O que significa evitar ambiguidade?
A ambiguidade — também chamada de anfibologia — consiste na possibilidade de dupla interpretação de uma frase, como mencionamos na introdução. Porém, nem sempre sua ocorrência é considerada um defeito do texto. Pelo contrário, dependendo do gênero textual, é quase impossível que não haja duplo sentido.
Como identificar a ambiguidade nas frases?
Tipos de ambiguidade
- Uso indevido de pronomes possessivos.
- Colocação inadequada de palavras.
- Uso de forma indistinta entre o pronome relativo e a conjunção integrante.
- Uso indevido de formas nominais.
Como a ambiguidade pode atrapalhar a comunicação?
O uso da ambiguidade pode resultar na má interpretação da mensagem, ocasionando múltiplos sentidos. É importante lembrar que toda comunicação estabelece uma finalidade, uma intenção para com o interlocutor, e para que isso ocorra, a mensagem tem de estar clara, precisa e coerente.
O que significa ambiguidade de um exemplo?
O que é Ambiguidade: Mas também pode ser um vício de linguagem, que decorre da má construção da frase ou do uso impreciso de uma palavra. ... A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.
Como descobrir ambiguidade?
Ambiguidade ou anfibologia é o nome dado, dentro da linguística na língua portuguesa, à duplicidade de sentidos, onde alguns termos, expressões, sentenças apresentam mais de uma acepção ou entendimento possível. Em outras palavras, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase.
O que é ambiguidade de exemplos?
A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.
Como utilizar a ambiguidade?
Caso o autor não se julgue preparado para utilizar corretamente a ambiguidade, é preferível uma linguagem mais objetiva, com vocábulos ou expressões que sejam mais adequadas às finalidades requeridas. Os tipos comuns de ambiguidade, como vício de linguagem são:
Qual a ambiguidade na redação?
A ambiguidade é um dos problemas que podem ser evitados na redação. Ela surge quando algo que está sendo dito admite mais de um sentido, comprometendo a compreensão do conteúdo. Isso pode suscitar dúvidas no leitor e levá-lo a conclusões equivocadas na interpretação do texto.
Qual é a ambiguidade na linguística?
Ambiguidadeou anfibologiaé o nome dado, dentro da linguística na língua portuguesa, à duplicidade de sentidos, onde alguns termos, expressões, sentenças apresentam mais de uma acepção ou entendimento possível. Em outras palavras, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase.
Quando a ambiguidade aparece em contextos de uso de verbos?
Ocorre quando a ambiguidade aparece em contextos de uso de verbos na forma nominal (gerúndio, particípio ou infinitivo). Exemplo: A garota viu o vizinho correndo. Quem estava correndo: a garota ou o vizinho? Mudando a posição das orações, temos o seguinte: Correndo, a garota viu o vizinho. A garota viu o vizinho, que estava correndo.