Como resolver a lixiviação?
Índice
- Como resolver a lixiviação?
- Qual é o produto gerado no processo de lixiviação do concreto?
- Como evitar a lixiviação?
- Como evitar e remover Eflorescências em estruturas de concreto?
- Como é feito o processo de lixiviação?
- O que é o processo de lixiviação?
- Como identificar a carbonatação do concreto?
- Como lidar com a lixiviação do concreto?
- Como ocorre a lixiviação em estruturas de concreto?
- Como fazer a lixiviação de sua edificação?
- Qual a principal causa da lixiviação?
Como resolver a lixiviação?
Normalmente, a solução de lixiviação está em contato com o ar atmosférico – cujo teor de oxigênio é da ordem de ~21% em volume – mas, pode-se aumentar ou diminuir a sua pressão parcial no sistema pela modificação da fase gasosa.
Qual é o produto gerado no processo de lixiviação do concreto?
Quando a infiltração da água dissolve e transporta os cristais de hidróxidos de cálcio, são formados depósitos de sais que surgem como manchas brancas na superfície de concreto. “O material branco é o carbonato de cálcio resultante da reação entre o hidróxido de cálcio lixiviado e o CO2 da atmosfera.
Como evitar a lixiviação?
A lixiviação pode ser evitada mantendo o solo sempre coberto com plantas e resíduos de culturas, como a palhada. “Mesmo com a cobertura permanente do solo, tem de fazer o terraceamento da área, inclusive naquelas com baixa declividade.
Como evitar e remover Eflorescências em estruturas de concreto?
Para reduzir a suscetibilidade da estrutura às eflorescências, uma medida válida é optar por concreto dosado com cimentos com baixos teores de álcalis, como aqueles com adição de escória ou pozolanas. “Esses produtos apresentam menor quantidade de hidróxido de cálcio após o endurecimento do concreto ou da argamassa.
Como é feito o processo de lixiviação?
Lixiviação do solo é um processo erosivo ocasionado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Em geral, ocorre em solos sem a cobertura vegetal protetora, o que diminui, em elevado grau, a sua fertilidade ao longo do tempo.
O que é o processo de lixiviação?
Termo original refere-se a ação solubilizadora de água misturada com cinzas dissolvidas (lixívia) constituindo uma solução alcalina eficaz na limpeza de objetos, mas, em geoquímica ou geologia de modo geral, usa-se para indicar qualquer processo de extração ou solubilização seletiva de constituintes químicos de uma ...
Como identificar a carbonatação do concreto?
A carbonatação manifesta-se inicialmente por depósitos brancos na superfície do concreto e fica mais evidente quando surgem fissuras na peça e desplacamento da camada de concreto de recobrimento. A profundidade e a velocidade do fenômeno dependem de características do próprio concreto, como o teor de concreto e o PH.
Como lidar com a lixiviação do concreto?
Como a lixiviação do concreto é relativamente simples e comum, é importante saber como lidar com ela. “Quando a manifestação patológica começar a aparecer, o tratamento da superfície se resume a uma limpeza para retirada do carbonato de cálcio”, comenta a especialista. Essa atividade é realizada simplesmente utilizando um jato d’água sob pressão.
Como ocorre a lixiviação em estruturas de concreto?
Como ocorre o processo de lixiviação em estruturas de concreto? Segundo o Engenheiro Civil Patologista Fabrício Pereira Depizzol: “Logo quando o concreto é hidratado um composto chamado hidróxido de cálcio é formado. Quando existem infiltrações nas peças de concreto, esse composto é dissolvido e levado para a superfície do concreto”.
Como fazer a lixiviação de sua edificação?
Quando a lixiviação está em seu estado inicial, basta realizar a remoção do carbonato de cálcio que ficou na superfície da estrutura, e realizar uma avaliação da peça para ver se não há algum comprometimento estrutural. Exija sempre profissionais de qualidade para a realizar a avaliação e o tratamento de sua edificação!
Qual a principal causa da lixiviação?
E, a principal causa da lixiviação é a utilização de cimentos que sejam mais puro, ou seja, que não possuam nenhum tipo de adição. Daí a importância de conhecer bem os aditivos para concreto.