Como evitar obstrução da sonda nasoenteral?

Índice

Como evitar obstrução da sonda nasoenteral?

Como evitar obstrução da sonda nasoenteral?

Para evitar este problema o cuidador deve injetar com uma seringa 20 ml de água filtrada ou fervida (já em temperatura ambiente) na sonda, antes e após a administração da dieta ou de medicamento, realizando a lavagem da sonda.

O que fazer quando a sonda nasogástrica entope?

O que fazer quando houver obstrução da sonda nasoenteral? – Comunicar a equipe responsável e verificar a possibilidade de tentar a desobstrução utilizando água sob pressão, água morna, pastilha de vitamina C ou solução de bicarbonato.

Como evitar que a sonda nasogástrica saia do lugar?

Para evitar retrações e o deslocamento da sonda, ela deve ser fixada à pele do paciente com um esparadrapo ou uma fita hipoalergênica. A fita deve ser trocada com regularidade, ou sempre que estiver descolando.

Quais os cuidados de enfermagem com sonda enteral?

Limpe diariamente a parte externa da sonda com gaze, água e álcool a 70% ou sabonete suave. Seque bem. Cuidado para não puxar a sonda acidentalmente. Caso haja saída ou entupimento, ela deverá ser trocada pelo médico.

Como faço para confirmar a localização da sonda?

25- Encaminhar o paciente para controle radiológico; 26- Após confirmar a localização da sonda pela radiografia, iniciar a nutrição/medicação. 25-Confirmar o posicionamento da sonda; 26-Prevenir iatrogenias decorrentes da incorreta localização da sonda.

Como limpar o frasco da sonda?

»Após administrar cada frasco da dieta, correr pela sonda cerca de 20 ml de água filtrada ou fervida (temperatura ambiente) para evitar acúmulo de resíduos e entupimento da sonda; »Manter a pinça da sonda fechada, quando não estiver em uso;+ -

Como trocar a sonda de nariz?

Essa fixação deve ser trocada quando estiver suja ou solta: retire a fixação antiga, limpe o nariz com água e sabão, seque bem, sem friccionar; fixe a sonda sem passar na frente dos olhos ou da boca. A sonda não deve ficar dobrada, nem puxar a narina. Em caso de vermelhidão ou machucado na pele, fixar a sonda em outro local.

Qual a temperatura ideal para a sonda de gastrostomia?

Indicada quando o paciente possui lesão de boca, faringe e esôfago irreversível ou que requerem tratamento prolongado, como o caso de tumores. A administração pode ser realizada por meio de funil ou seringa. A temperatura ideal é de 37 °C e nunca retirar a sonda de gastrostomia; caso saia acidentalmente, comunicar o médico imediatamente.

Postagens relacionadas: