O que a radiação ionizante pode causar?

Índice

O que a radiação ionizante pode causar?

O que a radiação ionizante pode causar?

Grandes doses de radiação ionizante podem causar doença aguda reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo. Uma dose muito grande de radiação ionizante também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele.

Quais as células do corpo humano que sofrem efeito da radiação ionizante?

Isto significa que diferentes sistemas celulares têm sensibilidades diferentes. Linfócitos (glóbulos brancos) e células que produzem sangue estão em constante reprodução e são as mais sensíveis. Células reprodutivas e gastrointestinais não se reproduzem tão rápido, portanto, são menos sensíveis.

Quais são os riscos que os seres humanos correm ao serem expostos a radiações ionizantes?

Exposição a níveis moderados de radiação - acima de um gray (a medida padrão da dose absorvida pelo corpo) - podem resultar em náusea e vômitos, seguidos de diarreia, dores de cabeça e febre.

Como se prevenir da radiação?

Como se proteger: a melhor maneira de se proteger da radiação ultravioleta é usar protetor solar diário com mínimo de fator de proteção 30, usar chapéus para proteger o rosto dos raios ultravioletas e evitar a realização de bronzeamento artificial.

Quais são as três maneiras de se proteger da radiação?

Os meios de proteção são determinados através de três pilares: distância, tempo de exposição e blindagem. À medida que o indivíduo se afasta de fontes emissoras de radiação, a intensidade da energia transportada pela mesma decai com o quadrado da distância.

Qual o efeito biológico da radiação ionizante?

Efeitos biológicos da radiação ionizante. MEDICINA. 13. ... O problema maior acontece quando os eventos físicos e químicos provocam a reprodução errada das células, podendo causar aberrações ou mutações celulares, que podem levar à carcinogênese, por exemplo.

Quais são os danos causados à radiação ionizante?

Quando expostas à radiação ionizante, as células podem sofrer danos devido à ação de eventos físicos, químicos e biológicos, que começam com a interação da radiação com os átomos que formam essas células. A ionização dos átomos afeta as moléculas, que poderão causar danos às células e, consequentemente, aos tecidos e órgãos, ...

Qual a propriedade da radiação ionizante?

Chamada ionizante, a radiação emitida pelo combustível das usinas nucleares (em geral urânio ou plutônio) tem a propriedade de alterar a carga elétrica dos elementos das células humanas. A extensão dos danos à saúde depende da dose e do tempo de exposição e até da região do corpo atingida. Os pulsos, por exemplo, são mais resistentes à radiação.

Quais as aplicações das radiações ionizantes na medicina?

De uma maneira geral, as aplicações das radiações ionizantes na medicina compreendem um campo genericamente denominado radiologia, que por sua vez compreende a radioterapia, a radiologia diagnóstica e a medicina nuclear.

Postagens relacionadas: