Como ocorre a poluição por metais pesados?
Índice
- Como ocorre a poluição por metais pesados?
- Qual é a origem dos metais pesados?
- Quais as principais fontes de metais pesados que levam a poluição ambiental?
- Quais são os principais sintomas de contaminação por metais pesados?
- Como os metais pesados estão presentes no meio ambiente?
- Qual é a toxicidade do metais pesados?
- Como evitar o contato com metais pesados?
Como ocorre a poluição por metais pesados?
Bilhões de toneladas de metais pesados são emitidos anualmente por chaminés e esgotos das indústrias. Tais elementos são nocivos aos seres vivos e atingem a hidrosfera, poluindo rios, lagos e mares.
Qual é a origem dos metais pesados?
Os metais pesados têm origem natural como componentes de rochas, sendo que, nessa situação, apresentam menores riscos aos seres vivos (Costa et al., 2004). ... De modo geral rochas compostas por sedimentos finos apresentam-se enriquecidas com zinco, cobre, cobalto, boro e molibidênio.
Quais as principais fontes de metais pesados que levam a poluição ambiental?
As principais fontes de exposição aos metais tóxicos são os alimentos, observando-se um elevado índice de absorção gastro-intestinal. A mídia escrita e falada tem noticiado a contaminação de adultos, crianças, lotes e vivendas residenciais, com metais pesados, principalmente por chumbo e mercúrio.
Quais são os principais sintomas de contaminação por metais pesados?
O mercúrio, o arsênio e o chumbo são os tipos mais utilizados na composição de vários objetos do nosso dia-a-dia, como lâmpadas, tintas e até comida e, por isso, são os que mais facilmente podem provocar envenenamento. Veja quais os principais sintomas de contaminação por metais pesados.
Como os metais pesados estão presentes no meio ambiente?
© Depositphotos.com / Couperfield Os metais pesados são encontrados muitas vezes em industrias mineradoras, de manufaturas de produtos eletrônicos, produtoras de pilhas, fertilizantes, pesticidas e lâmpadas. A maioria dos metais que estão presentes no meio ambiente é natural.
Qual é a toxicidade do metais pesados?
Trata-se de um dos mais perigosos entre os metais pesados, acometendo principalmente os sistemas nervosos central e periférico, medula óssea e rins. No Renascimento, a falta de conhecimento sobre a sua toxicidade levava os artistas a utilizar esse elemento na produção de tinta, o que levou muitos a loucura.
Como evitar o contato com metais pesados?
Embora estes sejam os metais pesados mais abundantes nas atividades diárias é importante evitar o contato com outros tipos de metais pesados, como bário, cádmio ou cromo, que são mais frequentes em indústrias e locais de construção, mas que também podem provocar graves problemas de saúde quando não são utilizadas as medidas de segurança adequadas.