O que é redundância e exemplos?
Índice
- O que é redundância e exemplos?
- O que é redundância em um texto?
- O que é omissão de redundância?
- É errado usar redundância?
- O quê redundância e quais os tipos possíveis de redundância?
- O que são termos redundantes?
- Quais são os prejuízos de um texto redundante?
- Qual a diferença de redundância é pleonasmo?
- O que é palavra Assíndeto?
O que é redundância e exemplos?
A redundância se refere a alguma situação em que as informações já tenham sido dadas e que novamente voltam a ser mencionadas em outro momento. Exemplo: "O diretor falou durante quatro horas seguidas o que poderia ter dito em 40 minutos".
O que é redundância em um texto?
Ocorre redundância quando, numa frase, repete-se uma ideia já contida num termo anteriormente expresso. Assim, as construções redundantes são aquelas que trazem informações desnecessárias, que nada acrescentam à compreensão das mensagens.
O que é omissão de redundância?
Uma redundância é uma repetição desnecessária de ideias, também chamada de pleonasmo vicioso ou tautologia. As redundâncias são usadas frequentemente em linguagem cotidiana, mas são um vício de linguagem, contribuindo para o empobrecimento do discurso.
É errado usar redundância?
No geral, a redundância deve ser evitada, pois pode passar a impressão de que o texto está fraco e vazio, por ficar dando voltas na mesma conclusão.
O quê redundância e quais os tipos possíveis de redundância?
Em sua tradução, o termo “Redundância” significa um “discurso que se baseia na utilização de diferentes palavras para expressar um mesmo pensamento ou ideia” — de acordo com o Dicionário Online de Português. Porém, o termo é usado em TI com outro propósito.
O que são termos redundantes?
Redundante é um adjetivo de dois gêneros, utilizado para descrever algo em que as informações já tenham sido ditas, tornando-se repetitivo, em excesso. A palavra faz referência ao termo redundância, que significa o uso excessivo de palavras ou expressões similares.
Quais são os prejuízos de um texto redundante?
O uso desse vício de linguagem esvazia a qualidade do conteúdo, cansa o leitor e acaba dando voltas sobre a mesma conclusão. A sensação para quem lê ou escuta é a de perda de tempo – o que na web pode facilmente representar o abandono da página e, logo, perda da sua audiência.
Qual a diferença de redundância é pleonasmo?
Diferença entre redundância e pleonasmo O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.
O que é palavra Assíndeto?
Assíndeto é a figura de linguagem na qual se omitem as conjunções coordenativas de um enunciado.