Como diminuir a exsudação do concreto?

Índice

Como diminuir a exsudação do concreto?

Como diminuir a exsudação do concreto?

O aumento da relação cimento/agregado reduz a velocidade de exsudação, mas aumenta a água exsudada; Incorporadores de ar e pozolanas reduzem a velocidade e o teor de água exsudada, principalmente em misturas pobres; Aditivos retardadores ampliam a duração e intensidade de exsudação.

Porque ocorre a exsudação do concreto?

A exsudação ocorre nas primeiras idades do concreto, mas pode comprometer sua durabilidade ao longo dos anos. Falhas de processo como excesso de vibração (ou falta da mesma), excesso de água, baixo teor de cimento, cura incorreta (ou a falta dela), acabam provocando a exsudação.

O que causa segregação no concreto?

A segregação no concreto, também conhecida como bicheira ou ninho, ocorre quando acontecem falhas no preenchimento das formas, durante os processos de concretagem, são aqueles vazios que ficam entre os agregados graúdos nas estruturas de concreto.

Quais fatores influenciam na retração da mistura de cimento?

Veja alguns fatores que agravam o problema, listados pelo CEO da Chimica Edile Group:

  • tipo e quantidade de cimento;
  • curva e tipo de agregado não idôneo;
  • elevada quantidade de água com fator água/cimento acima de 0,6%;
  • fator climático muito agressivo quanto a evaporação (elevadas temperaturas, exposição a ventos);

Como evitar a segregação do concreto?

Nesta etapa, o maior cuidado é evitar a chamada segregação do concreto, que consiste na separação dos materiais componentes, com o conseqüente aparecimento de ninhos ou bicheiras , que o adensamento não conseguirá eliminar. Neste caso, a grande porosidade será o fator causador da baixa qualidade da estrutura.

Qual é a extrusão do concreto?

A extrusão é outra forma de adensamento do concreto e consiste na compactação de um concreto de consistência seca e bem argamassado, utilizado em indústrias de pré-moldados e guias e sarjetas moldadas “ in loco ”. A centrifugação ainda é um processo novo no Brasil, mas muito utilizado na Europa e usa a força centrífuga para fazer o adensamento.

Quando deve-se fazer a cura em um concreto?

A nova Norma NBR 14931 determina que deve-se fazer a cura em um concreto até que sua resistência atinja 15,0 MPa. A consideração é que o concreto, ao atingir esta resistência, já estará com seu grau de hidratação bem avançado e, portanto, a cura poderá ser interrompida.

Qual a melhor solução para a retração do concreto?

Estruturas como lajes, pavimentações, pisos, azulejos, entre outras com pouco volume podem apresentar retração com mais facilidade. Uma boa indicação para esses casos é a utilização de expansores à base de subprodutos do alumínio, que são capazes de expandir o volume do concreto, já prevendo uma possível retração ulterior.

Postagens relacionadas: