Qual é a função do sistema renina?

Índice

Qual é a função do sistema renina?

Qual é a função do sistema renina?

O sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA) regula funções essenciais do organismo, como a manutenção da pressão arterial, balanço hídrico e de sódio.

Como ocorre o controle da pressão arterial pelo sistema renina-angiotensina-aldosterona?

A aldosterona e a vasopressina fazem com que os rins retenham sódio (sal). A aldosterona também faz com que os rins excretem potássio. O aumento de sódio faz com que a água seja retida, aumentando, assim, o volume de sangue e a pressão arterial.

O que é e como é ativado o sistema renina angiotensina aldosterona?

O SRAA é ativado quando a secreção de renina no aparelho justaglomerular do rim é estimulada por (1) hipotensão arterial renal, (2) diminuição da carga de Na+ no túbulo distal, que é detectado pela mácula densa e (3) ativação do sistema nervoso simpático em resposta à diminuição da pressão arterial.

Qual é a função do hormônio aldosterona?

Segundo Melo, a aldosterona é um hormônio que é liberado pela suprarrenal para que haja a reabsorção de sódio, sal mineral. “É claro que a reabsorção de sódio acaba levando à reabsorção de água. Uma vez levando à reabsorção de água, acaba concentrando a urina e levando a água de volta para a corrente sanguínea.”

Qual o impacto do uso dos inibidores da renina no organismo?

(2006), “os IECA reduzem a produção de angiotensina II, a nível sistémico (efeitos hormonais) e ao nível da sua formação tecidular (rins, coração, vasos e cérebro)”. Em consequência desta redução de angiotensina II, ocorre inibição dos recetores AT1 e consequentemente, ocorre vasodilatação (Guimarães et al., 2006).

O que ativa o sistema renina-angiotensina aldosterona?

Esse sistema é ativado pelo próprio organismo quando é identificado um quadro de hipotensão, ou seja, quando a pressão cai. Assim, ele atua para reverter essa tendência induzindo os vasos sanguíneos a reduzirem o seu diâmetro, ou seja, provocando uma vasoconstrição.

Qual a relação entre a função renal e o controle da pressão arterial?

As evidências afirmam que o controle nos níveis de pressão arterial (PA) diminuem a velocidade de progressão da perda da função renal. Os mecanismos da progressão renal são modificáveis e potencialmente se tornam mais agressivos com a HA, gerando as doenças parenquimatosas renais tanto uni como bilaterais.

Como a renina regula a pressão arterial?

Regula a retenção de sódio e água pelo rim e a excreção de potássio, tendo um papel muito importante na regulação da pressão arterial. A produção de Renina é estimulada principalmente pela diminuição da pressão arterial e pela hiponatrémia (Sódio diminuído).

Como os rins regulam a pressão arterial?

Os rins podem regular a pressão arterial pelo aumento ou pela diminuição do volume sanguíneo. Essa regulação é por meio de um mecanismo hormonal, chamado sistema renina-angiotensina-aldosterona. Quando a pressão cai até valores inferiores a normalidade, o fluxo sanguíneo pelos rins diminui, fazendo com que o rim secrete a importante substância ...

Como fazer a medição da renina plasmática?

Para uma medição da aldosterona e da renina plasmáticas, o médico pode solicitar que você fique em pé ou deitado por um período de tempo (por exemplo, 15 a 30 minutos) antes de colher o sangue. Como o exame é usado?

Quais as formas de medir a renina?

Existem 2 formas de medir a Renina: A “Actividade da Renina Plasmática” (ARP) e a “Renina activa”. Embora tendo unidades e valores de referência totalmente diferentes, correlacionam-se na maioria dos casos. A ARP apresenta vantagens: é mais sensível para valores baixos, tem valores de referência mais consensuais e menos interferências.

Postagens relacionadas: