Como evitar a assimetria craniana?
Índice
- Como evitar a assimetria craniana?
- Como tratar assimetria craniana em casa?
- É normal ter um lado da cabeça maior que o outro?
- Como evitar a cabeça achatada do bebê?
- Como prevenir a plagiocefalia?
- Como se desenvolvem as assimetrias cranianas?
- Como funciona a primeira assimetria craniana em bebês?
- Como prevenir o aparecimento da assimetria?
- Quando deve ser iniciada a cirurgia craniana?
Como evitar a assimetria craniana?
Quando o bebê estiver acordado e deitado junto com você, deixar em outras posições como de bruço, conhecido como tummy time. Isso ajuda a alternar o apoio da cabeça, bem como a desenvolver a musculatura do pescoço e ombro. Use sling ou canguru como alternativa para não ficar deitado o dia todo.
Como tratar assimetria craniana em casa?
Alterne, sempre que possível, a posição em que o bebê costuma ficar para dormir, mamar ou sentar. Um estudo da Academia Americana de Pediatria orienta que o pequeno deve ficar de bruços por cerca de 30 a 60 minutos por dia para ajudar a evitar ou regredir as deformações cranianas, mas só enquanto estiver acordado.
É normal ter um lado da cabeça maior que o outro?
Vale ressaltar que todos temos algum grau de assimetria, o que é absolutamente normal, mas é fácil de enxergar aquelas condições que começam a chamar a atenção. Consultoria: O médico Dr. Gerd Schreen inaugurou este ano no Rio de Janeiro sua segunda clínica Heads.
Como evitar a cabeça achatada do bebê?
- Quando o bebê estiver no colo, segure-o na posição vertical, com a cabeça apoiada em seu braço ou ombro. E não esqueça de alternar a posição na hora de amamentar. Na maioria dos casos, o reposicionamento é suficiente para evitar a plagiocefalia posicional.
Como prevenir a plagiocefalia?
evite o uso exagerado do bebê-conforto, carrinhos, bercinhos diversos, etc, nos quais o bebê fica por horas apoiado na região de trás da cabeça com reduzida movimentação. acostume-se a usar o canguruzinho, sling ou mesmo o colo, procurando, assim que possível, tirar o apoio da região posterior do crânio.
Como se desenvolvem as assimetrias cranianas?
Na prática as assimetrias cranianas se desenvolvem porque o bebê fica praticamente o tempo todo deitado e sem muita mobilidade na cabeça, especialmente nos primeiros meses de vida. O apoio constante em um ponto da cabeça pode levar ao seu “achatamento”.
Como funciona a primeira assimetria craniana em bebês?
A primeira fica na cidade de São Paulo, e funciona desde o final de 2014, após o médico ter se especializado em assimetrias cranianas em bebês, ao viajar para os Estados Unidos para tratar este mesmo problema na sua filha caçula e já ter tratado no Brasil mais de mil e trezentas crianças nos últimos 5 anos.
Como prevenir o aparecimento da assimetria?
Esse problema atinge cerca de 300 mil bebês no Brasil atualmente. Essas diferenças na região craniana são consequência de apoio constante em um só lado da cabeça nos primeiros meses de vida do bebê ou por falta de líquido amniótico na fase final da gestação. Na maioria das vezes, há como prevenir o aparecimento da assimetria.
Quando deve ser iniciada a cirurgia craniana?
Pode-se recomendar desde fisioterapia até a colocação de órteses cranianas (os conhecidos “capacetes”). O tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível, sendo melhor os resultados quando o tratamento é iniciado com menos de 6 meses de vida. Após 1 ano de vida os resultados podem não ser mais tão satisfatórios.