Como identificar a carbonatação no concreto?
Índice
- Como identificar a carbonatação no concreto?
- O que é ensaio de carbonatação do concreto?
- O que é Despassivação da armadura por carbonatação?
- Como é feito o ensaio de carbonatação do concreto?
- Quais são os processos de carbonatação do concreto?
- Como evitar a carbonatação?
- Como o carbonato de cálcio deteriora o concreto?
- Como o dióxido de carbono penetra nos poros do concreto?
Como identificar a carbonatação no concreto?
A carbonatação manifesta-se inicialmente por depósitos brancos na superfície do concreto e fica mais evidente quando surgem fissuras na peça e desplacamento da camada de concreto de recobrimento. A profundidade e a velocidade do fenômeno dependem de características do próprio concreto, como o teor de concreto e o PH.
O que é ensaio de carbonatação do concreto?
A carbonatação do concreto é uma denominação usada para descrever a reação do CO2 (dióxido de carbono) presente na atmosfera em grautes, argamassas, concreto armado, assim como também nos sistemas de cimentações. Desse modo, a carbonatação consiste em um dos principais meios de deteriorar o concreto armado.
O que é Despassivação da armadura por carbonatação?
Para a ABNT NBR: 6118:2014 a despassivação por carbonatação é a ação do gás carbônico da atmosfera sobre o aço da armadura.
Como é feito o ensaio de carbonatação do concreto?
O ensaio de carbonatação consiste na visualização da alteração do pH do concreto de cobrimento, o que é possível pela aspersão de um indicador de pH. Usualmente, utiliza-se uma solução de fenolftaleína (1 g da fenolftaleína em 50 ml de álcool etílico e diluição desta mistura em água destilada até completar 100 ml).
Quais são os processos de carbonatação do concreto?
São eles: umidade, gás carbônico e oxigênio. A seguir, veja todas as etapas do processo de carbonatação do concreto: O consumo de Ca diminui o pH do concreto, deixando o aço exposto à corrosão. A carbonatação do concreto é um processo físico-químico entre CO2 e os compostos da pasta de cimento.
Como evitar a carbonatação?
Como as reações de carbonatação dependem da presença de água e de oxigênio, o fenômeno tende a avançar mais rapidamente quando os poros são parcialmente ocupados por ar e por água. Como evitar a carbonatação? Uma série de ações podem e devem ser utilizadas para controlar ou minimizar o risco de o problema acontecer.
Como o carbonato de cálcio deteriora o concreto?
O carbonato de cálcio não deteriora o concreto, porém durante a sua formação consome os álcalis da pasta (ex: Ca (OH) 2 e C-S-H) e reduz o pH. O concreto normalmente possui pH entre 12,6 e 13,5.
Como o dióxido de carbono penetra nos poros do concreto?
Esse dióxido de carbono penetra nos poros do concreto, dilui-se na umidade presente na estrutura e forma o composto chamado ácido carbônico (H 2 CO 3 ). Este ácido reage com alguns componentes da pasta de cimento hidratada e resulta em água e carbonato de cálcio (CaCO 3 ).