Como prevenir coliformes fecais?
Como prevenir coliformes fecais?
Entre as medidas a serem adotadas para prevenir a contaminação, de acordo com a Vigilância Sanitária do Estado, está a lavagem adequada das mãos antes de preparar, servir ou tocar os alimentos, após o uso do banheiro, após manipular alimentos crus e após contato com animais.
O que indica a presença de coliformes fecais na água?
Quando se faz a análise da água e se encontra contaminação por coliformes fecais significa que naquele local houve descarga de esgoto em período recente, o que aumenta a probabilidade de haver ali ovos e larvas de parasitas intestinais, visto que, estas formas também podem ser eliminadas com as fezes.
Quais doenças podem ser veiculadas pela presença de coliformes fecais na água?
A identificação de coliformes é feita facilmente, já que as bactérias pertencentes a esse grupo fermentam a lactose do meio de cultura, produzindo gases que são observados nos tubos de ensaio. As principais doenças de veiculação hídrica são a cólera, hepatite infecciosa tipo A e B, febre tifóide, gastroenterite.
Quanto de coliformes fecais na água?
Para rios de água doce, a resolução CONAMA 357/2005 estabelece que os coliformes termotolerantes (os que já mencionamos nesta postagem e outros) não devem passar de 200 coliformes por ml em pelo menos 80% ou mais, de pelo menos 6 amostras, coletadas durante o período de um ano, com frequência bimestral.