Como prevenir o fogo no Pantanal?

Índice

Como prevenir o fogo no Pantanal?

Como prevenir o fogo no Pantanal?

Araújo ressalta que, nas ações de prevenção, os kits são utilizados na construção de aceiros, que são faixas nas quais a vegetação é eliminada por processos de queimada controlada, ao longo de cercas, para evitar a propagação de fogo para áreas naturais, onde podem se tornar incêndios de grandes proporções.

O que falar sobre as queimadas?

As queimadas são uma prática de limpeza e renovação de áreas, sendo mais comuns na zona rural. Podem ser naturais ou causadas pelo ser humano. A fumaça liberada ocasiona uma série de malefícios à saúde humana e principalmente ao meio ambiente, afetando diretamente o seu equilíbrio natural.

Quando aumentaram as queimadas no Pantanal brasileiro?

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas na região do Pantanal brasileiro aumentaram 210% em 2020, quando comparado ao mesmo período do ano de 2019. Considerando o período de janeiro a setembro de 2019, foram registrados 4660 focos de incêndio, em 2020, foram registrados 14.489 focos.

Qual a causa das queimadas e incêndios no Pantanal?

As causas das queimadas e incêndios no Pantanal, em muitos casos, são desconhecidas. Dados oficiais apontam para o ser humano como principal responsável por essa prática. A queimada provocada pelo homem é justificada por suas ações em prol do desenvolvimento social e econômico.

Qual a origem das queimadas ilegais no Pantanal?

Em entrevista ao Jornal Nacional, Cristina Cuibalia, do Sesc Pantanal, alerta que apesar do esforço, as queimadas ilegais estão gerando novos focos. “Os incêndios que o Pantanal vem sofrendo agora durante essa estação da seca, mais de 90% tem origem na ação humana, que é o uso indevido do fogo, que é proibido.

Como você pode evitar as queimadas?

Entenda como você pode ajudar a evitar as queimadas e confira algumas dicas de vão ajudar a diminuir os riscos. Qualquer fagulha pode atuar sobre a vegetação ressecada pela falta de chuvas. Os focos de incêndio podem ter origens naturais.

Postagens relacionadas: