Como acabar com doenças do mamoeiro?
Índice
- Como acabar com doenças do mamoeiro?
- Como evitar praga no mamão?
- Quais são as doenças do mamão?
- Como tratar mosaico do mamoeiro?
- Como combater a meleira do mamão?
- Como fazer adubação no pé de mamão?
- Quais são as doenças do mamoeiro?
- Como deve-se controlar o mamoeiro?
- Qual a causa da podridão no mamoeiro?
- Qual a adubação do mamoeiro?
Como acabar com doenças do mamoeiro?
O controle da enfermidade pode ser realizado com a aplicação de fungicidas quando forem detectados os primeiros sintomas nas folhas, os quais são mais comuns nas mais velhas e no período das chuvas.
Como evitar praga no mamão?
Recomenda-se o plantio em solos férteis e bem drenados. Deve-se evitar que as plantas passem por períodos de estresse hídrico e que apresentem desequilíbrio nutricional, pois ficam predispostas à maior severidade das doenças fúngicas, principalmente a antracnose.
Quais são as doenças do mamão?
As três mais importantes são: o vírus vírus-da-mancha-anelar do- mamoeiro, no Brasil conhecido como o mosaico-do-mamoeiro; o vírus-da-meleira; e o vírus-do-amarelo mamoeiro; vírus amarelo-letal.
Como tratar mosaico do mamoeiro?
Plantar em volta e entre as plantas do mamoeiro espécies não hospedeiras do vírus, como milho e Hibiscus; Fazer vistoria três vezes por semana, no viveiro e no pomar, erradicando as plantas infectadas; Eliminar os pomares velhos e improdutivos, mesmo que não estejam infectados pela virose.
Como combater a meleira do mamão?
Dentre as soluções utilizadas pelos produtores para controlar a meleira destacam-se a prática do "Roguing" – eliminação da planta quando ainda está nos estágios iniciais da disseminação do vírus e o uso de variedades com produção precoce aliada ao uso de inseticidas para controlar os insetos transmissores da doença.
Como fazer adubação no pé de mamão?
Adubação. A adubação de plantio deve ser uma adubação orgânica para manter seu plantio com mais saúde. Você pode adubar com torta de mamona e cacau ou esterco de galinha ou gado. As adubações de cobertura devem ser feitas uma vez ao mês ou uma vez a cada dois meses, em solos úmidos.
Quais são as doenças do mamoeiro?
Manejo de Doenças do mamoeiro Antonio Alberto Rocha Oliveira Hermes Peixoto Santos Filho Paulo Ernesto Meissner Filho O mamoeiro é afetado por um grande econômica são citadas a seguir: Viroses – As viroses constituem o maior causa da dificuldade do seu controle e da necessidade de migração que cultura.
Como deve-se controlar o mamoeiro?
Como medidas de controle deve-se erradicar os mamoeiros infectados e eliminar as plantas hospedeiras, como as cucurbitáceas. Esta listagem não contempla todos os insetos e ácaros que podem estar associados ao mamoeiro, portanto outros organismos podem, em condições específicas, adquirir “status” de praga.
Qual a causa da podridão no mamoeiro?
Outra doença fúngica relevante para o mamoeiro é a podridão preta, pois o fungo Phoma caricae-papayae coloniza folhas velhas e pecíolos, e nos frutos a podridão aparece em forma de manchas pequenas, circulares e aquosas que se juntam, formando áreas escuras com pontos pretos. Com o desenvolvimento da doença]
Qual a adubação do mamoeiro?
Nenhum registro foi encontrado. O mamoeiro responde bem à adubação orgânica, que traz como vantagens a melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo. Sempre que possível utilizar adubos como tortas de mamona e cacau, estercos de gado e galinha.