O que fazer quando a flor do maracujá está caindo?

Índice

O que fazer quando a flor do maracujá está caindo?

O que fazer quando a flor do maracujá está caindo?

As flores, que são de um dia, fecham-se no entardecer e, em dois ou três dias, secam e caem, interrompendo o ciclo reprodutivo da planta. Assegure o desenvolvimento dos frutos aplicando adubação à base de NPK mensalmente no período das chuvas.

O que acontece quando a flor do maracujá está caindo?

Um indicativo da necessidade de se realizar a polinização artificial ou mesmo se é necessário o aumento da população de mamangavas é quando se observa uma grande quantidade de flores caídas no chão do pomar. Isto pode acontecer quando a flor do maracujá não é fecundada. Ela se abre e cai.

O que fazer quando a flor do maracujá não tem pólen?

polinizadores no local, como as mamangavas, e a planta tem muitas flores, apesar de aparentemente não produzir pólen. Para que uma flor de maracujá fecunde e se transforme em frutos, precisa haver polinização, processo feito naturalmente por mamangavas ou, artificialmente, pelas mãos do produtor.

Porque meu pé de maracujá da flor mas não dá fruto?

Devido a autoincompatibilidade do maracujá amarelo, se plantado sozinho, ele pode não produzir ou produzir poucos frutos. Por esse motivo, ele deve sofrer a polinização cruzada para frutificação (pólen de outro maracujazeiro). O principal agente polinizador do maracujá é a abelha mamangava.

Porque a folha do maracujá cai?

A Podridão-do-Colo é uma doença causada pelo fungo Phytophthora cinnamomi que ataca a região do colo da planta, onde surgem manchas escurecidas e úmidas que, posteriormente, apodrecem, lesionando o cilindro central do caule. As folhas murcham e ficam amarelas.

Quanto tempo dura a flor do maracujá?

A flor do maracujá só abre uma vez e permanece aberta apenas por algumas horas. Sendo assim, se nesse período não ocorrer polinização nem fecundação, essa flor será abortada.

Qual é o agente polinizador da Flor do maracujá?

A polinização na cultura do maracujá é realizada pela abelha Bombus, Xylocopa, Euglossa e Centris, são abelhas grandes e no Brasil, conhecidas com o nome de Page 3 mamangabas, mamangás, mangangavas, mangavas, mangangás, mamangavas ou abelhas carpinteiras (Freitas, 2009) e, segundo Vieira et al.

Como cuidar do maracujá?

Cultivo do maracujá, como qualquer outro, está sujeito ao ataque de pragas e doenças que representam grandes prejuízos ao produtor e diminuem a qualidade dos frutos e seu valor comercial. Por isso, é fundamental conhecer os agentes causadores destes problemas, a fim de atuar na sua prevenção e controle.

Qual a causa de queda de frutos verdes de maracujá?

Outra causa comum de queda de frutos verdes de maracujá é o ataque de pragas. Picadas de percevejos interrompem o desenvolvimento e provocam a queda dos frutos murchos por fora, mas que estão formados por dentro, com polpa e sementes brancas.

Por que as bactérias afetam a lavoura do maracujá?

Bactérias são responsáveis por duas doenças que atacam a lavoura do maracujá: bacteriose (ou cancro-bacteriano) e murcha bacteriana. A primeira dessas pragas afeta a parte aérea da planta e pode ser localizada, afetando as folhas com manchas; sistêmica, junto às nervuras foliares e folhas; ou ambas.

Como fazer o controle químico do maracujá?

No controle químico, de 15 em 15 dias, use isca tóxica composta de 500 gramas de açúcar mascavo, inseticida e 10 litros de água. O inseticida deve ser registrado para a cultura do maracujá, cujo receituário precisa ser elaborado por um engenheiro agrônomo.

Postagens relacionadas: