Porque ocorre torção testicular?
Porque ocorre torção testicular?
A principal causa da torção testicular é o enfraquecimento do tecido que suporta os testículos, permitindo que possam rodar livremente dentro do escroto e levando ao surgimento da torção do cordão espermático, sendo essa a principal causa de torção testicular em crianças com menos de 2 anos.
O que acontece se um testículo morrer?
Complicações da torção do testículo A torção de testículo pode levar à perda da glândula devido a uma isquemia irreversível, mas pode também gerar uma infecção local e até mesmo a infertilidade naqueles jovens com testículos mantidos viáveis no escroto.
Como se manifesta a torção dos testículos?
A torção dos sintomas dos testículos é aguda. Eles se manifestam por fortes dores no testículo, na metade correspondente do escroto, irradiando para a região da virilha; às vezes acompanhada de náuseas, vômitos e um estado colaptoide. Os sintomas da torção testicular dependem da duração da doença e da idade da criança.
Como fazer a cirurgia para corrigir a torção testicular?
A cirurgia para corrigir a torção testicular é habitualmente feita sob anestesia geral. Durante o procedimento, o urologista faz um pequeno corte na bolsa escrotal, destorce o cordão espermático e costura um ou ambos os testículos no interior da bolsa para evitar recidivas, principalmente se paciente tiver deformidade em “badalo de sino”.
Como fazer um ultrassom no testículo?
No hospital, o médico faz um ultrassom para detectar se há ausência de fluxo sanguíneo no testículo. Confirmada a torção, ele pode tentar distorcer o cordão manualmente, girando a bola por fora mesmo, ou partir direto para a cirurgia.
Qual a causa da torção?
As causas da torção não estão bem claras. Sabe-se que durante a formação testicular no período embrionário, uma das cápsulas que recobrem o órgão pode apresentar inserções mais frouxas, a chamada alteração em “badalo de sino”.