Como pode ser evitado a endocardite bacteriana?
Índice
- Como pode ser evitado a endocardite bacteriana?
- O que pode causar endocardite bacteriana?
- O que causa bactéria no coração?
- Quais pacientes têm maior risco de desenvolver endocardite infecciosa como isso pode ser evitado durante o tratamento odontológico?
- Quais os principais tipos de endocardite?
- Como saber se tenho bactéria no coração?
- Quais os sintomas da endocardite?
Como pode ser evitado a endocardite bacteriana?
A endocardite é uma doença grave, mas que pode ser evitada. Por isso, é importante manter a saúde bucal em dia, visitar o dentista regularmente e fazer um check-up odontológico. Isso porque o surgimento da doença está diretamente ligado a problemas de saúde bucal.
O que pode causar endocardite bacteriana?
Endocardite acontece quando germes entram na corrente sanguínea, viajam até o coração (normalmente com alguma condição de saúde pré-existente) e se ligam às suas válvulas ou tecido. Na maior parte dos casos a infecção é causada por uma bactéria, mas fungos ou outros microrganismos também podem ocasionar a doença.
O que causa bactéria no coração?
A endocardite infecciosa é uma infecção do revestimento interno do coração (endocárdio) que geralmente também afeta as válvulas cardíacas. A endocardite infecciosa ocorre quando uma bactéria entra na corrente sanguínea e viaja para válvulas previamente lesionadas, aderindo-se a elas.
Quais pacientes têm maior risco de desenvolver endocardite infecciosa como isso pode ser evitado durante o tratamento odontológico?
Assim, a prevenção da endocardite infecciosa é de grande importância, particularmente em indivíduos de alto risco como os doentes cardíacos reumáticos, portadores de próteses valvares, shunts ou condutos sistêmico-pulmonares, passado de endocardite e cardiopatia congênita cianótica complexa.
Quais os principais tipos de endocardite?
Principais tipos de endocardite
- Endocardite infecciosa: quando é provocada pela entrada de bactérias no coração ou fungos no organismo, causando infecções;
- Endocardite não-infecciosa ou endocardite marântica: quando surge em consequência de vários problemas, como câncer, febre reumática ou doenças autoimunes.
Como saber se tenho bactéria no coração?
O diagnóstico da endocardite bacteriana pode ser feito através de exames como o ecocardiograma, que é um tipo de ultrassom no coração, e através de exames de sangue com o objetivo de identificar a presença da bactérias na corrente sanguínea, que é conhecida como bacteremia.
Quais os sintomas da endocardite?
Diagnóstico de Endocardite
- Exames de sangue, para verificar a presença de bactérias.
- Ecocardiograma transesofágico, que é o tipo de ecocardiograma que permite ao médico chegar mais próximo às válvulas cardíacas.
- Eletrocardiograma.
- Raios-x do tórax.
- Tomografia computadorizada.
- Ressonância magnética.