Quais são os três principais erros de prescrição?

Índice

Quais são os três principais erros de prescrição?

Quais são os três principais erros de prescrição?

Em 1993, 7.391 americanos morreram em conse- quência de erros de medicação, sendo que 2 a 14% das mesmas ocorreram em pacientes hospitalizados(3). Um estudo realizado nos Estados Unidos identificou como principais erros de medicação horário errado, omis- são, dose e administração erradas(1).

Quais são as causas dos erros de medicação?

Entre as principais causas de erros de medicação destacam-se: falta de conhecimento sobre os medicamentos, falta de informação sobre os pacientes, violação de regras, deslizes e lapsos de memória, falhas na interação com outros profissionais, falhas na conferência do medicamento com a prescrição e problemas no ...

Quais os setores hospitalares ocorrem mais erros de prescrição?

Os erros se concentraram principalmente nos medicamentos heparina, fentanil e midazolam; e os setores de tratamento intensivo e a neurologia apresentaram maior número de erros por prescrição.

Como evitar erros de medicação?

Na série de fascículos para preparar tecnicamente os farmacêuticos no momento da dispensação/orientação sobre uso de medicamentos, os especialistas do Conselho Regional de Farmácia falam aqui sobre como evitar erros de medicação. A possibilidade de prevenção é a principal diferença entre as reações adversas e os erros de medicação.

Como prevenir erros farmacêuticos?

Por consequência, ações bem planejadas contribuem para a prevenção de erros, melhorando a qualidade de assistência farmacêutica prestada. Grande parte dos erros não chegam a causar efeitos nocivos ao paciente e, por isso, esses não são classificados como eventos adversos.

Como o farmacêutico deve estar atento aos erros de medicação?

O farmacêutico deve estar atento a todos os tipos de erros de medicação a fim de preveni-los e preservar o paciente de possíveis danos à saúde.

Qual a importância do erro de medicação?

Devido à importância do tema, a Anvisa incluiu os erros de medicação em seu programa de farmacovigilância, como área estratégica para a segurança dos pacientes no processo de utilização de medicamentos. Em geral, o erro de medicação apresenta causas multifatoriais e envolve circunstâncias semelhantes.

Postagens relacionadas: