Quais os cuidados que devem ser tomados para evitar a hemólise?
Quais os cuidados que devem ser tomados para evitar a hemólise?
HEMÓLISE – DICAS PARA EVITAR E PRINCIPAIS CAUSAS - CARTAZ
- PUXE O SANGUE DELICADAMENTE PARA DENTRO DA SERINGA.
- EVITE UTILIZAR UMA AGULHA DE CALIBRE MUITO PEQUENO.
- AGUARDE O SANGUE PARAR DE FLUIR ANTES DE TROCAR O TUBO (COLETAS A VÁCUO)
- CERTIFIQUE-SE DE QUE A AGULHA ESTÁ BEM ADAPTADA A SERINGA.
Como evitar hematoma após a coleta de sangue?
Como Evitar Hematoma Após a Coleta de Sangue? Quando um paciente vai a um laboratório para realizar a coleta de sangue, muitas vezes acaba ficando com um hematoma no local em que a amostra foi coletada. Além do aspecto roxo, a região costuma ficar dolorida.
Como fazer uma nova coleta de sangue?
Se uma outra coleta de sangue for solicitada, vá até o laboratório para a nova coleta, e aguarde o resultado do seu exame. Se a hemólise continuar ocorrendo, o mais indicado é comunicar o médico sobre este fato para que ele possa avaliar clinicamente se existe outro problema.
Quais são os sinais da hemólise?
Icterícia e esplenomegalia são sinais dessa patologia, que pode ser hereditária ou adquirida. Em casos de hemólise grave, podem ser necessárias transfusões de sangue. A hemólise pode provocar um aumento da produção de eritropoetina, que age na medula e estimula a maturação dos eritroblastos.
Como evitar a coleta de sangue no braço?
Outro ponto importante é pressionar por alguns minutos o local perfurado e, caso a coleta de sangue tenha sido na dobra do braço, é recomendável não flexioná-lo. O paciente também deve retirar qualquer acessório, como pulseiras e relógios, e evitar usar roupas que possam apertar o braço.