Como tratar fissuras na construção civil?
Índice
- Como tratar fissuras na construção civil?
- Quais são as causas mais comuns de fissuras nas construções?
- Quais são os motivos de surgirem fissuras nas estruturas de concreto?
- Qual a causa das fissuras nas paredes em direções aleatórias?
- Por que a fissura incide nas construções?
- Qual a justificativa para o surgimento de fissuras?
- Como evitar trincas e fissuras?
- Como é entendida a fissura?
Como tratar fissuras na construção civil?
Caso a fissura tenha aparecido e não evoluído, ou seja, cessou, é possível executar um reparo na alvenaria. Para isso, a tarefa é remover os revestimentos até acessar a camada da alvenaria, preparar sua superfície com chapisco e inserir a argamassa de regularização com tela inserida, devidamente ancorada.
Quais são as causas mais comuns de fissuras nas construções?
A manifestação patológica é resultado de diferentes situações, como recalque das fundações; esmagamento de elementos construtivos por diversas causas, incluindo sobrecarga; e falha no cálculo ou execução da estrutura.
Quais são os motivos de surgirem fissuras nas estruturas de concreto?
CAUSAS DAS FISSURAS NO CONCRETO “Já na fase endurecida podem ocorrer fissuras devido ao mau posicionamento da armadura, o mau uso da estrutura (sobrecargas), falhas no dimensionamento e cura deficiente”, lista o engenheiro do Ibape-SP. Fissuras podem surgir, também, por conta de recalques de fundações.
Qual a causa das fissuras nas paredes em direções aleatórias?
2 – Fissuras nas paredes em direções aleatórias pode ser devido à falta de aderência da pintura, retração da argamassa de revestimento, retração da alvenaria ou falta de aderência da argamassa à parede.
Por que a fissura incide nas construções?
A fissura é uma das principais patologias que incide nas construções e, segundo PFEFFERMANN (1968)1, constitui-se num problema tão antigo quanto a própria existência da construção.
Qual a justificativa para o surgimento de fissuras?
A trepidação da rua provocada pela passagem de veículos, uma reforma no vizinho, uma nova construção surgindo nas imediações, um prédio que começa a ser habitado e recebe o peso dos moradores e de sua mobília. Nenhuma dessas situações representa uma justificativa legítima para o surgimento de fissuras.
Como evitar trincas e fissuras?
Como evitar ou consertar! Trincas e fissuras ocupam o segundo lugar entre os defeitos mais comuns na construção civil, perdendo apenas para os problemas de umidade. Elas são causadas pela movimentação de materiais e componentes da construção e, em geral, tendem a se acomodar.
Como é entendida a fissura?
De modo geral, a fissura pode ser entendida como a manifestação patológica resultante do alívio das tensões entre as partes de um mesmo elemento ou entre dois elementos em contato. Na construção civil, de acordo com IOSHIMOTO (1985)]