O que é a rabdomiólise e como ela pode ser evitada?
O que é a rabdomiólise e como ela pode ser evitada?
A rabdomiólise é uma síndrome grave que ocorre devido a uma lesão muscular direta ou indireta. É um resultado da morte das fibras musculares, que liberam seu conteúdo para a corrente sanguínea. Esse processo pode afetar principalmente os rins, que não conseguem remover os resíduos concentrados na urina.
Como podemos evitar a rabdomiólise?
Dicas para evitar a Rabdomiólise para atletas: – A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte recomenda que o praticante de atividade física deve estar sempre bem hidratado durante o exercício.
O que é a rabdomiólise?
A rabdomiólise é a destruição e a necrose muscular, que pode ocorrer por diferentes etiologias, com liberação dos componentes musculares celulares na circulação; estes, ao serem filtrados no glomérulo, podem levar à disfunção renal.
Como identificar rabdomiólise?
Os sintomas de rabdomiólise podem variar de acordo com a quantidade circulante das enzimas liberadas do interior das células musculares, sendo os sintomas mais comuns:
- Dor muscular;
- Falta de força;
- Dificuldade para movimentar as pernas ou braços;
- Rigidez muscular;
- Dor nas articulações;
Como diagnosticar Rabdomiolise?
O diagnóstico é obtido com CK > 5 vezes o limite da normalidade, aproximadamente maior que 1000IU/L, em contexto clínico apropriado. No diagnóstico inicial devem ser incluídos: eletrocardiograma, hemograma, eletrólitos incluindo cálcio e fosfato, função renal e hepática, CK, ácido úrico e EAS.
O que é Mioglobinuria?
A mioglobinúria é síndrome rara, que resulta da necrose muscular conse- qüente a grande variedade de causas. Manifesta-se por diurese com urina escura, seguida de fraqueza e imobilidade dos membros por intensa dor. Pode regredir em 2 ou 3 dias ou persistir por um período de 6 meses.
Porque a mioglobina é tóxica?
Quando os rins estão funcionando normalmente, eles filtram toda a mioglobina e creatina quinase em excesso da corrente sanguínea e as eliminam através da micção. Altas concentrações de mioglobina no sangue podem sobrecarregar e danificar os rins (causando lesão renal aguda) e outros órgãos.