O que é hemólise na coleta de sangue?
O que é hemólise na coleta de sangue?
É a destruição prematura das hemácias (glóbulos vermelhos) por rompimento da membrana plasmática, que resulta na liberação de diversos componentes intracelulares como a hemoglobina.
Como evitar hematoma após a coleta de sangue?
Como Evitar Hematoma Após a Coleta de Sangue? Quando um paciente vai a um laboratório para realizar a coleta de sangue, muitas vezes acaba ficando com um hematoma no local em que a amostra foi coletada. Além do aspecto roxo, a região costuma ficar dolorida.
Como é feita a coleta de sangue para hemocultura?
A coleta de sangue para hemocultura se faz com um volume maior de sangue se comparado a uma coleta simples. Segundo a SBPC/ML (2009), a quantidade de sangue recomendada para adultos é de 20 a 30 ml por amostra e para crianças 1% do volume total de sangue calculado pelo peso da criança.
Quais exames podem ser afetados pela hemólise?
Como o material liberado na ruptura da hemácia é vermelho, o plasma, usado para fazer a maioria dos exames, também fica vermelho, podendo ficar levemente avermelhado ou uma coloração forte, e os materiais que saíram do interior da hemácia, podem interferir na realização de vários exames. Quais exames podem ser afetados pela hemólise?
Como fazer uma nova coleta de sangue?
Se uma outra coleta de sangue for solicitada, vá até o laboratório para a nova coleta, e aguarde o resultado do seu exame. Se a hemólise continuar ocorrendo, o mais indicado é comunicar o médico sobre este fato para que ele possa avaliar clinicamente se existe outro problema.