Como tratar mastite em vaca leiteira?

Índice

Como tratar mastite em vaca leiteira?

Como tratar mastite em vaca leiteira?

No caso das mastites, as opções de tratamento podem ser injetáveis, por via intramuscular, tais como as penicilinas associadas à diidroestreptomicina (Agrovet®) com período de carência de 72h, ou pomadas intramamárias (Vetimast® Plus VL), com associação de antibióticos e um antifúngico com período de descarte de 96h.

Como controlar a mastite bovina?

Os pontos fundamentais de atuação para o controle da mastite contagiosa são:

  1. Rotina higiênica de ordenha, focando na desinfecção dos tetos após a ordenha (pós-diping)
  2. Funcionamento adequado do equipamento de ordenha.
  3. Terapia de vaca seca (TVS) em todos os quartos mamários.
  4. Segregação e/ou linha de ordenha.

O que causa mastite em vacas leiteiras?

A mastite contagiosa é causada por microrganismos comuns no corpo do animal e a transmissão ocorre de uma vaca doente para as vacas saudáveis do rebanho. É muito comum que a transmissão destas bactérias aconteça durante a ordenha, devido acontaminação dos utensílios utilizados ou das mãos dos ordenhadores.

O que é mastite e como prevenir?

A mastite é uma inflamação das glândulas mamárias que ocorre em mulheres em fase de aleitamento materno. A mastite puerperal acontece por causa da permanência de leite represado em dutos mamários por prolongado tempo, pega incorreta ou uso de mamadeiras, bicos ou chupetas que podem causar fissuras mamilares.

Qual o remédio para mastite de vaca?

O produto Mastifin (associação de antibiótico e mucolítico) é indicado para o tratamento das mastites bovinas agudas ou crônicas causadas por agentes Gram-positivos e Gram-negativos sensíveis à gentamicina.

Qual o melhor remédio para mastite bovina?

Pesquisas realizadas compararam a sensibilidade dos principais agentes contagiosos e ambientais da mastite em relação a determinados antibióticos. A Amoxicilina associada ao Ácido Clavulânico (Mastite Clínica VL), com mais de 80% de eficácia, demonstrou ser o melhor tratamento, seguido da Cefoperazona (Mastclin)16.

Qual a taxa de cura do tratamento de mastites?

A taxa de cura do tratamento de mastites causadas por S. aureus é baixa em comparação com IIM causadas por S. agalactiae, as quais respondem bem ao tratamento com antibióticos. Casos de mastite causados por patógenos ambientais apresentam taxas de cura variáveis.

Qual a principal razão para uso de antimicrobianos em vacas leiteiras?

O tratamento de IIM é a principal razão para uso de antimicrobianos em vacas leiteiras.

Quais são os principais causadores de mastite contagiosa?

Os principais microrganismos causadores de mastites contagiosas (infecciosas) são: Staphylococcus aureus, Streptococcus agalactiae e Mycoplasma bovis. É importante entender que o diagnóstico deve ocorrer o mais rápido possível, visto que a mastite pode ser transmitida entre vacas. A confirmação da doença, é possível por meio de três testes:

Postagens relacionadas: