Quais são as causas e as consequências do desperdício de alimentos?

Índice

Quais são as causas e as consequências do desperdício de alimentos?

Quais são as causas e as consequências do desperdício de alimentos?

O desperdício de alimentos ocorre quando a produção excedente não encontra absorção do mercado. Portanto, os produtos acabam estragando devido a problemas no armazenamento, dificuldades de transporte, assim como nas sobras de supermercados.

Quais são as causas do desperdício de alimentos?

As causas para tanto desperdício são muitas. Toneladas de alimentos são jogados no lixo em função de sua alta perecibilidade, condições inadequadas de embalagem, manuseio, transporte e armazenamento.

Qual a importância de evitar o desperdício de alimentos?

É um meio de diminuir o lixo produzido e o consumo de fertilizantes e produtos químicos que agridem o meio ambiente e a saúde das pessoas. Além disso, incentiva o consumo de alimentos orgânicos, que são menos nocivos para a nossa saúde.

Quais são os possíveis problemas com o desperdício de alimentos?

Degradação de alimentos emite óxido nitroso e metano, gases mais nocivos à camada de ozônio do que o CO2 produzido por veículos. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) calcula que um terço da produção de alimentos é perdido todos os anos.

O que é perda de alimento?

De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), a perda de alimentos é a diminuição da quantidade ou qualidade dos alimentos resultante de decisões e ações de fornecedores de alimentos da cadeia de valor, como produtores, transportadores e armazenadores.

Porque é importante evitar o desperdício de alimento?

Cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente pelo globo. Esse índice de desperdício de alimentos é de praticamente um quarto do que se produz no mundo. A FAO estipula que, com a quantidade de comida perdida, seria possível erradicar a fome mundialmente.

Qual é o desperdício de energia no Brasil?

No Brasil, o desperdício de energia gera perdas bilionárias. Uma pesquisa revelou que só entre 20 o país desperdiçou 61,71 bilhões de energia.

Qual o tamanho do desperdício de energia?

Outro estudo recente que retrata o tamanho do desperdício de energia no Brasil vem do Conselho Americano para uma Economia Eficiente de Energia (ACEEE). O ACEEE analisou a eficiência energética das 23 maiores economias do mundo. E isso em quatro aspectos: esforços nacionais, edificações, indústria e transportes.

Por que o Brasil tem problemas de desperdício de água?

Entretanto, o Brasil é um país que apresenta grandes problemas de desperdício de água uma vez que sofre com a falta de fiscalização. Assim, embora possua grande parte da água doce do planeta, a distribuição desses recursos no país é desigual, de forma que muitos lugares sofrem com a escassez de água, por exemplo a região nordeste do país.

Como o desperdício de água é gerado?

O desperdício de água pode ser gerado de diversas maneiras, seja pelos cidadãos (deixar a torneira ligada enquanto escova os dentes, ou tomar banho muito demorado) ou por parte das grandes empresas. As indústrias e empresas de agronegócios do país são responsáveis por mais de 70% do consumo de água.

Postagens relacionadas: