Como prevenir o mieloma múltiplo?

Índice

Como prevenir o mieloma múltiplo?

Como prevenir o mieloma múltiplo?

Para a maioria dos casos de mieloma múltiplo não existem fatores de risco conhecidos a serem evitados. Para as pessoas com gamopatia monoclonal de significado indeterminado ou plasmocitoma solitário não existe um modo conhecido para prevenir o desenvolvimento do mieloma múltiplo.

Como saber o estágio do mieloma múltiplo?

O mieloma múltiplo utiliza o Sistema de Estadiamento Internacional Revisado (RISS) que está baseado em quatro critérios:

  1. Quantidade de albumina no sangue.
  2. Quantidade de beta-2-microglobulina no sangue.
  3. Quantidade de LDL no sangue.
  4. Anormalidades específicas do gene (citogenética) do câncer.

Quanto tempo de vida tem um paciente com mieloma múltiplo?

Por exemplo, se a taxa de sobrevida relativa em 5 anos para um estágio específico de mieloma múltiplo é de 60%, isso significa que as pessoas portadoras de mieloma múltiplo têm, em média, 60% de probabilidade de estarem vivas pelo menos 5 anos após o diagnóstico, comparando com as pessoas que não tem a doença.

Qual a causa do mieloma múltiplo?

O mieloma múltiplo não tem uma causa específica, parecendo acontecer devido a alterações genéticas que afetam o funcionamento das células da medula óssea.

Quem trata mieloma múltiplo?

O médico hematologista Angelo Maiolino, especialista em Mieloma Múltiplo, diz que essa doença se dá pelo crescimento excessivo de uma célula chamada plasmócito, responsável pela produção de anticorpos.

Como é a dor do mieloma múltiplo?

Embora alguns pacientes com mieloma múltiplo não apresentem sintomas, os mais frequentes são: Problemas ósseos. Dor óssea, em qualquer osso, porém mais frequente nas costas, quadris e crânio. Fraqueza óssea no corpo todo (osteoporose) ou onde houver um plasmocitoma.

Quando o mieloma múltiplo volta?

Mieloma Recidivado Mas o mieloma muitas vezes volta ou o nível de proteína sobe novamente. É então chamado de mieloma recidivado ou mieloma recorrente. Isso demonstra a importância de continuar seu acompanhamento médico e seguir suas orientações, mesmo após a remissão do mieloma múltiplo.

Quais os sintomas do mieloma múltiplo?

Na fase inicial, a doença não provoca sintomas. Já numa fase mais avançada o mieloma múltiplo pode causar: Alterações sanguíneas, como anemia, diminuição dos glóbulos brancos e plaquetas. Saiba mais sobre esta grave complicação da medula óssea. Alteração nos nervos periféricos.

Qual a quimioterapia usada para tratar mieloma múltiplo?

Radioterapia, utilizada principalmente no tratamento de lesões sólidas (plasmocitomas). A quimioterapia inicial usada para tratar o mieloma múltiplo depende se você é considerado um candidato para o transplante de células-tronco e de seu perfil de risco individual.

Quando é feita a ebiópsia de mieloma?

Aspiração ebiópsia da médula óssea são feitos e revelam bainhas ou agregados de plasmócitos; o mieloma é diagnosticado quando > 10% das células são desse tipo. No entanto, o envolvimento da medula é inconsistente; portanto, algumas amostras de pacientes com mieloma podem mostrar < 10% de plasmócitos.

Postagens relacionadas: