Quais são as ações de manejo usadas para o controle de nematoides *?
Índice
Quais são as ações de manejo usadas para o controle de nematoides *?
O controle prático do nematoide-das-galhas envolve a integração de várias medidas de manejo. Dentre estas, as principais são rotação de culturas, alqueive, uso de plantas antagonistas, utilização de matéria orgânica, variedades resistentes e, em último caso, o controle químico.
O que causa os nematoides?
Soja, algodão, cana-de-açúcar, café, citros e tomate são exemplos de culturas de importância econômica bastante afetadas por nematoides. No entanto, várias outras culturas são atacadas por essas pragas, incluindo leguminosas, hortaliças e frutíferas. Os fitonematóides mais importantes são os dos gêneros: Meloidogyne.
Quais são os problemas com nematoides?
Esses organismos podem atacar o sistema radicular, bulbos e tubérculos de culturas como, cana-de-açúcar, café, soja, laranja, milho, batata, hortaliças, entre outras. Para identificar as áreas que apresentam problemas com nematoides, é necessário que o produtor realize uma amostragem com raízes vivas, para que possam sobreviver e se multiplicar.
Por que as plantas são resistentes a nematoides?
Plantas são definidas como resistentes a fitonematoides quando previnem, ou restringem marcantemente, a reprodução deles. E existem no mercado algumas cultivares de soja e milho já resistentes a nematoides. Sempre bom lembrar da importância de considerar realmente o posicionamento técnico recomendado pela empresa que você adquiriu.
Quais são os microrganismos para o controle de nematoides?
Estes microrganismos são encontrados normalmente no solo, parasitando ovos e cistos, ou predando nematoides juvenis e adultos. Mas, pensar em uso de microrganismos para o controle de nematoides, devemos ter em mente que esses terão que aguentar as altas temperaturas de solo na semeadura.
Quais são os nematoides da agricultura brasileira?
Atualmente conhecidos como grandes pragas da agricultura brasileira, os nematoides são vermes cilíndricos e alongados, com cerca de 3cm. Nematoides são abundantes no solo e na água doce e salgada, alguns se alimentam de fungos e bactérias importantes na ciclagem dos nutrientes e outros das raízes de plantas.