Como tratar mielomeningocele?
Como tratar mielomeningocele?
O tratamento da mielomeningocele é realizado também através de cirurgia com o objetivo de realizar a plástica das meninges e da pele que recobre o defeito, cirurgia esta que é realizada nas primeiras 24 a 48 horas de vida do recém-nascido.
Quais as consequências da mielomeningocele?
O comprometimento neurológico na mielomeningocele é comum, incluindo alguns sinais e sintomas: Fraqueza muscular das pernas, às vezes envolvendo paralisia. Perda de controle e demais problemas intestinais e da bexiga. Insensibilidade parcial ou total.
Quando ocorre a mielomeningocele?
A mielomeningocele (MMC) é uma malformação embrionária do sistema nervoso central que ocorre nas primeiras quatro semanas de gestação decorrente de uma falha no processo de neurulação primária que é processo normal de fechamento do tubo neural.
Quais são os profissionais que podem fazer o procedimento da mielomeningocele?
Muitos são os problemas decorrentes da mielomeningocele, os quais não podem ser considerados isoladamente. Portanto, faz-se necessário a integração de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, cirurgiões ortopédicos e neurológicos, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social.
Como é feita a cirurgia de mielomeningocele?
Durante o procedimento, um neurocirurgião pediátrico coloca a medula espinhal e tecido exposto dentro do corpo do bebê e os cobre com músculo e pele. A cirurgia também pode ocorrer antes da criança nascer. Este procedimento, o chamado cirurgia fetal, deve ocorrer antes da 26ª semana de gestação.