Quais são os perigos da automedicação?

Índice

Quais são os perigos da automedicação?

Quais são os perigos da automedicação?

O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, conseqüências como: reações alérgicas, dependência e até a morte. Entre os riscos mais freqüentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios.

Como evitar os riscos da automedicação?

Os riscos da automedicação são sérios, mas podem ser prevenidos. Por isso, somente utilize medicamentos com a devida orientação e pelo tempo recomendado pelo farmacêutico.

Por que devemos evitar a automedicação?

“A ingestão recorrente desses remédios pode aumentar a resistência de microrganismos e comprometer o resultado de um tratamento. Além disso, a automedicação pode agravar uma doença, uma vez que o uso incorreto – do tipo e da dose do remédio – pode esconder outros sintomas.”

Qual é a principal causa da automedicação?

A principal causa da automedicação talvez esteja relacionada a um aspecto cultural, em que tomar remédio por conta própria, sem a necessidade de ir até o médico, alivia a dor de imediato.

Quais os riscos do uso irracional de medicamentos?

O uso irracional de medicamentos pode levar a resultados negativos em modo geral tais como: diagnostico incorreto do distúrbio, agravamento do distúrbio, terapia inadequada, risco de dependência, efeito indesejado, interações com outros medicamentos, alergias, intoxicações e outros.

Como reduzir a automedicação?

A prática da automedicação deve ser combatida e para isso os profissionais da área de saúde devem orientar os pacientes e os seus familiares no sentido de evitar os abusos dos medicamentos, além do estímulo a fiscalização apropriada, sempre visando o bem-estar do paciente e o desenvolvimento de um tratamento correto e ...

Como diminuir a automedicação?

Uma forma de diminuir estes riscos é fortalecer o elo entre o paciente e o farmacêutico – profissional que teve seu dia comemorado na última sexta-feira (20). “Ter uma relação de confiança com o paciente é bom.

É correto se automedicar?

Especialista da Secretaria de Saúde fala sobre os riscos de tomar remédios não recomendados por conta própria e sem prescrição médica. Não é de hoje que a automedicação é contraindicada por médicos e especialistas da área de saúde.

Que motivo ou motivos que levam uma pessoa a se automedicar quais riscos Essa atitude pode acarretar?

A automedicação leva a riscos que vão desde reações alérgicas, diarreia, tonturas e enjoos à dependência física e psicológica, como nos casos de psicotrópicos (antidepressivos, ansiolíticos) que, tomados acima da dose, afetam o sistema nervoso.

Qual o perigo da automedicação?

Os perigos da automedicação, redação feita no modelo do enem. O termo automedicação define a prática de consumir fármacos sem prescrição médica, ação que pode levar a consequências graves para o praticante e para a sociedade a qual ele pertence.

Como deve-se dar ênfase aos riscos da automedicação?

Segundo a referida Portaria, deve-se dar ênfase ao processo educativo dos usuários ou consumidores acerca dos riscos da automedicação, da interrupção e da troca da medicação prescrita, bem como quanto à necessidade da receita médica]

Por que a automedicação começa a se tornar um problema sério?

Mas a automedicação começa a se tornar um problema sério quando vira rotina. Ou então, que ninguém nos ouça, se tiver remédio tarjado nesse balaio. Não só porque sintomas recorrentes podem indicar algo mais sério, mas porque todo medicamento tem potencial nocivo quando corre solto nas suas veias.

Qual a relação entre medicamentos e automedicação?

Mais disponibilidade de produtos no mercado gera maior familiaridade do usuário leigo com os medicamentos (FILHO et al., 2002). No Brasil pelo menos 35% dos medicamentos adquiridos são feitos através de automedicação (AQUINO, 2008). Entende-se como automedicação

Postagens relacionadas: