O que é ruptura do períneo?
Índice
- O que é ruptura do períneo?
- Tem como romper o períneo?
- Como tratar fissura no períneo?
- O que é cirurgia de rutura?
- Quais os sintomas de rotura vaginal?
- Quais os cuidados devem ser tomados em relação ao períneo?
- Como evitar as fissuras anais?
- Como tratar a fissura anal?
- Como evitar cortes e fissuras na vagina?
- Por que a fissura é causada?
O que é ruptura do períneo?
A rotura perineal, também conhecida como laceração perineal, é um rompimento não intencional que acomete o períneo, que é a região composta por tecidos moles que separam a vagina e o ânus.
Tem como romper o períneo?
Também conhecida como: Laceração perineal / Rotura do períneo. Rotura perineal é um rompimento que ocorre de forma não intencional no tecido que separa a vagina do ânus, sendo comuns em casos de parto vaginal devido o esticamento do períneo.
Como tratar fissura no períneo?
Como é feito o tratamento
- Proctyl ou Ultraproct: são pomadas que contêm uma substância anestésica que reduz a sensibilidade à dor;
- Rectogesic e outras pomadas com nitroglicerina: ajuda no relaxamento do esfíncter anal e melhora a circulação sanguínea na região, facilitando a cicatrização da fissura;
O que é cirurgia de rutura?
Esta cirurgia tem como função reparar as lesões do tecido de forma a recuperar a sua estrutura inicial antes da gravidez, já que o procedimento reconstrói e aperta os músculos. O períneo é uma região de tecido que fica entre a vagina e o ânus.
Quais os sintomas de rotura vaginal?
Os sinais e sintomas da ruptura uterina incluem bradicardia fetal, desacelerações variáveis, evidência de hipovolemia, perda da posição fetal (detectada durante o exame cervical) e dor abdominal intensa ou constante.
Quais os cuidados devem ser tomados em relação ao períneo?
Dicas: fazer compressas com toalhas mornas no períneo, por 10 minutos, ou tomar um banho quente antes da massagem ajudam a relaxar ainda mais. Evite mexer no orifício da uretra para evitar infecções urinárias.
Como evitar as fissuras anais?
Na maior parte das vezes, as fissuras anais são causadas por fezes muito secas e prisão de ventre e, por isso, é recomendado investir numa alimentação equilibrada e rica em fibras, além de apostar na atividade física regular para ajudar a regular o intestino. Porém, para evitar as fezes secas é muito importante beber água em quantidade suficiente.
Como tratar a fissura anal?
O mais importante no tratamento da fissura anal é manter uma higiene íntima adequada, para que seja evitado o surgimento de infecções que dificultam a cicatrização. Para isso, sempre que possível, após defecar ou urinar, deve-se lavar abundantemente a região com água e um pouco de sabonete íntimo ou passar o papel higiênico umedecido em água.
Como evitar cortes e fissuras na vagina?
Ao sofrer cortes ou fissuras no órgão genital, utilize algum produto leve para limpá-lo; tenha cuidado e não esfregue. Procure um sabão hipoalergênico sem componentes irritantes e faça o possível para não remover a camada natural de proteção da vagina, já que ela é importante para proteger e promover a cicatrização da ferida.
Por que a fissura é causada?
Geralmente, esse tipo de fissura é causada pela passagem de fezes muito secas e duras, que dilatam o esfincter, provocando a lesão. No entanto, outros problemas como prisão de ventre, diarreia intensa, contato íntimo na região anal, herpes genital ou hemorroidas também podem levar ao desenvolvimento de uma fissura.