Como evitar que o bebê fique com a cabeça achatada?
Como evitar que o bebê fique com a cabeça achatada?
- Quando o bebê estiver no colo, segure-o na posição vertical, com a cabeça apoiada em seu braço ou ombro. E não esqueça de alternar a posição na hora de amamentar. Na maioria dos casos, o reposicionamento é suficiente para evitar a plagiocefalia posicional.
Qual formato da cabeça do bebê?
Primeiro, é importante entender o que é o formato normal da cabeça do bebê. Um formato normal de cabeça para os pequenos é aquele que tem a região posterior (de trás) arredondada e ambos os lados simétricos.
O que a Braquicefalia causa?
A Braquicefalia é uma anomalia genética congênita (presente até mesmo antes do nascimento), que causa a má-formação do crânio ou craniofacial devido à junção prematura das suturas cranianas, que são responsáveis por unir as placas cranianas (já que o crânio não é um único osso).
Como Ficar com a cabeça chata do seu bebê?
Bebês que nascem prematuros também tem maiores chances de ficarem com a cabeça chata, porque suas cabecinhas são ainda mais maleáveis. Caso esteja preocupada com o formato da cabeça do seu bebê é importante entrar em contato com o pediatra do seu filho.
Por que a parte de trás da cabeça fica chata?
Plagiocefalia:A parte de trás da cabeça fica chata apenas de um lado, causando uma assimetria. As orelhas podem ficar desalinhadas e a cabeça parece um paralelogramo quando vista de cima, e às vezes a testa e rosto podem inchar um pouco sobre o lado plano Braquiocefalia:neste caso a parte de trás da cabeça fica totalmente chata.
Como identificar a síndrome da cabeça chata?
A síndrome da cabeça chata é fácil de ser identificada visualmente pelos próprios pais, já que um dos lados ou a parte de trás da cabeça do bebê fica mais plana. Além disso, a criança geralmente tem menos cabelo nessa parte da cabeça. Ao olhar para a cabeça do bebê, a orelha do lado achatado também pode parecer empurrada para a frente.
Como melhorar o formato da cabeça do bebê?
O formato da cabeça do bebê tende a melhorar naturalmente, conforme o bebê começa a se movimentar mais, sentar, engatinhar e andar. Porém, algumas atitudes dos pais podem ajudar a aliviar o problema, como deixar o bebê por alguns minutos de bruços quando estiver acordado, saiba como fazer isso aqui.