O que é o contínuo de tolerância à dessecação?

Índice

O que é o contínuo de tolerância à dessecação?

O que é o contínuo de tolerância à dessecação?

A tolerância à dessecação é um processo complexo, que envolve a interação de vários fatores que atuam simultaneamente, possibilitando a semente suportar a secagem.

Qual a origem das substâncias de reserva energética utilizada na produção de açúcar?

O amido é um polissacarídeo utilizado pelos vegetais como reserva energética. Podemos encontrá-lo em raízes, tubérculos e sementes. Sua síntese é consequência do excesso de glicose da fotossíntese. ... Ela é fabricada pelos vegetais por meio da fotossíntese e também é armazenada em forma de glicogênio pelos animais.

Que condições são consideradas essenciais para a germinação de sementes?

A germinação é o processo de crescimento de uma planta a partir da semente, que se encontra em estado de latência até que encontre condições ambientais adequadas para germinar. Dentre os principais fatores que afetam a germinação, podemos citar a temperatura, a disponibilidade de água, oxigênio e luz.

Quais são os fatores ambientais que levam a dormência das gemas?

As causas da dormência são provenientes de dois mecanismos básicos, sendo o primeiro relacionado a eventos internos das sementes (embrião) e o segundo, às características externas (tegumento, endosperma ou as barreiras impostas pelo fruto).

O que é dessecação de semente?

A semente tem como papel biológico à conservação e a disseminação da espécie. A tolerância à dessecação, que permite à semente ser armazenada por muitos anos sem perda de viabilidade, na maior parte das sementes, é adquirida durante a maturação. ...

O que são plantas ortodoxas?

Ortodoxas são sementes que podem ser desidratadas a níveis baixos de umidade (5 a 7% de umidade) e armazenadas em ambientes de baixas temperaturas, como por exemplo, sementes de Myracrodruon urundeuva – aroeira-verdadeira (Medeiros, 1996).

O que acontece se a planta produzir açúcar em grande quantidade?

A luz do Sol fornece a energia para a formação da matéria orgânica (açúcar). ... O açúcar produzido pela planta é utilizado para produção de energia. Se a planta produzir açúcar em grande quantidade, ela armazenará esse açúcar para uso futuro. Todos os seres vivos precisam de energia para sobreviver.

Quais os fatores que influenciam a germinação das sementes?

Dentre os principais fatores que afetam a germinação pode-se citar: a luz, a temperaturas disponibilidade de água e o oxigênio.

Como uma semente que está germinando respira?

O oxigênio é necessário para o metabolismo da semente em germinação. O oxigênio é usado na respiração aeróbica, a principal fonte de energia da muda até que as folhas cresçam. ... As sementes freqüentemente têm uma faixa de temperatura dentro da qual germinam, e não o farão acima ou abaixo dessa faixa.

Postagens relacionadas: