Quais glicocorticóides sistêmicos são mais potentes e imunossupressores em altas doses?

Índice

Quais glicocorticóides sistêmicos são mais potentes e imunossupressores em altas doses?

Quais glicocorticóides sistêmicos são mais potentes e imunossupressores em altas doses?

Prednisona → 4-5 vezes mais potente que o cortisol. Triancinolona → 5 vezes mais potente que o cortisol. Metilprednisolona → 5-7.5 vezes mais potente que o cortisol. Betametasona → 25-30 vezes mais potente que o cortisol.

Qual a indicação de corticoide?

Este tipo de remédio é muito usado no tratamento de problemas inflamatórios crônicos como asma, alergias, artrite reumatoide, lúpus ou problemas dermatológicos, para aliviar os sintomas.

São efeitos colaterais causados pelo excesso de glicocorticoides?

Quando em excesso os GC exógeno causa ao indivíduo a Síndrome de Cushing como efeito colateral caracterizada pelas seguintes manifestações clínicas como: estrias violáceas, face de lua cheia, giba de búfalo, ganho de peso com acúmulo de gordura no abdômen, fraqueza muscular, osteoporose, alterações psiquiátricas, entre ...

Por que os glicocorticoides são mais potentes?

Glicocorticóides apresentam um potente efeito inibitório sobre a liberação de mediadores por eosinófilos, incluindo citocinas e mediadores lipídicos, entretanto apresentam uma fraca eficácia em inibir a secreção de espécies reativas de oxigênio e proteínas básicas eosinofílicas (SUGIMOTO et al., 2003).

Qual a indicação clínica para o uso de corticoides em geral?

Os corticosteróides são freqüentemente utilizados na oftalmologia, principalmente nas doenças de caráter inflamatório e nas doenças imunológicas. A opção pela via de administração vai depender do tipo de doença e da intensidade da inflamação.

Quais são os corticoides?

Hoje em dia, há um grande número de corticoides sintéticos (cortisona, hidrocortisona, betametasona, dexametasona, prednisona, prednisolona, metilpredinisolona, triancinolona, por exemplo) sob a forma dos mais variados preparados farmacológicos (cremes, pomadas, drágeas, comprimidos, colírios, preparados injetáveis e ...

Qual o efeito do cortisol baixo no sangue?

O cortisol alto no sangue pode originar sintomas como perda de massa muscular, aumento de peso ou diminuição de testosterona ou ser indicativo de problemas, como a Síndrome de Cushing, por exemplo. Já o cortisol baixo pode originar sintomas de depressão, cansaço ou fraqueza ou ser indicativo de problemas, como a Doença de Addison, por exemplo.

Qual os valores de referência dos níveis de cortisol no sangue?

Os valores de referência dos níveis de cortisol no sangue são: Final do dia: menor que 10 µg/dL.

O que é cortisol e para que serve?

Cortisol: o que é e para que serve. O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. A função do cortisol é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, ...

Postagens relacionadas: