Como corrigir a salinização do solo?
Índice
- Como corrigir a salinização do solo?
- Quais as consequências do processo de salinização do ponto de vista ambiental e econômico?
- Quais são as causas da salinização do solo?
- Como é possível controlar a salinidade dos solos?
- Qual a região mais propensa a sofrer com salinização?
- Como a salinização afeta o ecossistema?
Como corrigir a salinização do solo?
“Também podem ser utilizados condicionadores físico-químicos, que são matéria orgânica e resinas; os químicos, a exemplo do gesso agrícola, e os biológicos, como as plantas halófitas, que conseguem se adaptar às condições mais salinas.
Quais as consequências do processo de salinização do ponto de vista ambiental e econômico?
A salinização dos solos apresenta impactos ambientais e econômicos, visto que reduz a produção agrícola, causa geralmente o abandono da área afetada, trazendo consequentemente prejuízos à economia regional (MELO et al., 2008).
Quais são as causas da salinização do solo?
Existem três causas principais para a salinização do solo: a subida do nível freático, a adoção de métodos incorretos de irrigação e o acúmulo de água salgada proveniente dos mares e ...
Como é possível controlar a salinidade dos solos?
Nesse caso, é preciso adotar medidas para o controle da salinidade dos solos e também dos recursos hídricos empregados na irrigação, controlando, inclusive, a quantidade de água que abastece as lavouras, com diversos métodos, tais como o gotejamento ou a reutilização.
Qual a região mais propensa a sofrer com salinização?
No Brasil, a região Nordeste e algumas localidades litorâneas são as mais propensas a sofrer com a salinização, o que demanda uma série de medidas públicas e individuais para conter ou evitar sua ocorrência. Compartilhe!
Como a salinização afeta o ecossistema?
A salinização também reflete diretamente no equilíbrio do ecossistema, provoca perdas na biodiversidade local ao tornar o solo impróprio para o uso e diminui as áreas de produção agrícola