Qual Exame de sangue detecta embolia pulmonar?
Qual Exame de sangue detecta embolia pulmonar?
A embolia pulmonar pode ter um diagnóstico difícil, especialmente quando está associada uma doença cardíaca ou pulmonar. Daí que, por vezes, se torne necessário realizar alguns exames: Análises de sangue - O seu médico pneumologista pode solicitar D-dímeros (metabolito dissolvente de coágulos).
O que leva uma pessoa a ter embolia pulmonar?
Conforme já mencionado, a embolia pulmonar ocorre quando um coágulo de sangue, gordura, colágeno, parte de um tumor ou bolhas de ar dificultam a passagem de oxigênio para a área. Geralmente estes coágulos são provenientes das veias das pernas, o que caracteriza a Trombose Venosa Profunda (TVP).
Como pode ser feito o tratamento da trombose pulmonar?
O tratamento da trombose pulmonar deve ser feito no hospital com medicamentos anticoagulantes injetáveis, como Heparina, para dissolver o coágulo e voltar a permitir a passagem do sangue. Em casos mais sérios, podem ser usados medicamentos chamados trombolíticos, que são extremamente eficazes para dissolver rapidamente os trombos.
Como Prevenir a trombose?
Atitudes para prevenir a trombose: – Manter-se no peso. – Não fumar. – Ter uma alimentação balanceada. – Não ficar muito tempo imobilizado. – Praticar atividades físicas. – Após uma cirurgia, voltar rapidamente a se movimentar. – Usar meias elásticas e medicamentos, quando indicado pelo cirurgião vascular/angiologista.
Como a gordura pode causar a trombose pulmonar?
Saiba como a gordura pode causar a uma embolia gordurosa. O tratamento da trombose pulmonar deve ser feito no hospital com medicamentos anticoagulantes injetáveis, como Heparina, para dissolver o coágulo e voltar a permitir a passagem do sangue.
Qual o perigo de ter trombose?
Mas o perigo mesmo é quando os chamados trombos viajam pelo corpo e se instalam nos pulmões, causando a embolia pulmonar – quadro que pode ser fatal. Uma campanha da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) busca divulgar o Checkup Vascular, que, entre outras coisas, avalia o risco de uma pessoa vir a ter a temida trombose.