Como orientar o paciente sobre os cuidados paliativos?
Índice
Como orientar o paciente sobre os cuidados paliativos?
A OMS recomenda iniciar o tratamento paliativo o mais precocemente possível, concomitantemente ao processo curativo, utilizando-se todos os esforços necessários para melhor compreensão dos sintomas. A prevenção e o controle desses sintomas devem ser o cerne da assistência em cuidados paliativos.
Quais sintomas mais predominantes que devem ser tratados durante os cuidados paliativos?
Cuidados paliativos: o que são e quando são indicados
- Físicos: servem para tratar os sintomas físicos que podem ser incômodos como dor, falta de ar, vômitos, fraqueza ou insônia, por exemplo;
- Psicológicos: cuidam dos sentimentos e de outros sintomas psicológicos negativos, como angústia ou tristeza;
Quais são os princípios dos cuidados paliativos?
Seus princípios são: Promover o alívio da dor e de outros sintomas. Afirmar a vida e considerar a morte como um processo natural. Não acelerar nem adiar a morte. Integrar os aspectos psicológicos e espirituais no cuidado ao paciente.
O que é cuidados paliativos predominantes?
O Cuidado Paliativo é um tratamento médico que objetiva aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida não só dos pacientes com doenças incuráveis, avançadas e cujo prognóstico é reservado, mas também de seus familiares (MULARSKI, 2006).
Quais os cuidados de enfermagem para o paciente que tem câncer?
Os cuidados com a higiene, alimentação e transporte são fundamentais para evitar problemas durante o tratamento. Manter a limpeza do ambiente, do leito e o cuidado nas trocas de roupas, no banho e no preparo dos alimentos deve ser rotina para evitar infecções e complicações.