Qual é o pressuposto ontológico da Psicologia Comunitária e sua implicação para as intervenções na comunidade?

Índice

Qual é o pressuposto ontológico da Psicologia Comunitária e sua implicação para as intervenções na comunidade?

Qual é o pressuposto ontológico da Psicologia Comunitária e sua implicação para as intervenções na comunidade?

A partir da Psicologia comunitária, a compreensão das recorrências e singularidades dos mais variados arranjos microssociais traz à tona o pressuposto ontológico de que o ser humano não somente reage às injunções sociais mas também se constitui em um ator social que participa da criação da vida cotidiana (Montero, 2004 ...

Qual a importância da psicologia no processo de humanização?

A Psicologia é uma ciência que pode contribuir para trabalhar a subjetividade das relações que circundam a humanização no hospital, uma vez que os estudos desta área visam uma maior compreensão das relações humanas e oferece intervenções que facilitam o processo de comunicação entre os profissionais da saúde e o ...

Qual a importância de se estudar os grupos sociais no campo da psicologia comunitária?

A Psicologia Social Comunitária pode trazer relevantes contribuições para o debate em torno do desenvolvimento sustentável, principalmente no tocante ao fortalecimento de uma perspectiva de construção científica interessada nos processos subjetivos envolvidos na formação crítica do ser humano e de sua capacidade de ...

O que é atualidade em psicologia comunitária?

Significa manter a coerência entre a realidade cotidiana da comunidade e o olhar sensível que lhe permita ser o mais fiel ao observar, retratar e compreender essa cotidianidade comunitária.

O que estuda a psicologia comunitária?

Uma área da Psicologia Social que estuda a atividade do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar/comunidade; estuda o sistema de relações e representações, identidade, níveis de consciência, identificação e pertinência dos indivíduos ao lugar/comunidade e aos grupos comunitários.

Qual é o tipo de metodologia de pesquisa mais fortemente utilizada pelo psicólogo comunitário?

Nesse sentido, é sintomática a adoção da pesquisa-ação como a metodologia, por excelência, do trabalho comunitário.

O que é Humanização na psicologia?

Por humanização, entende-se a forma de assistência que valoriza a qualidade do cuidado do ponto de vista técnico e o reconhecimento dos direitos dos pacientes.

Qual o papel do psicólogo hospitalar e qual a importância da humanização?

O profissional da psicologia cujo foco está no resgate da humanização desempenha sua função baseando-se na retomada da dignidade de todos, em manter um ambiente de trabalho saudável e na garantia de qualidade do atendimento ao paciente.

Qual é a importância da psicologia comunitária?

A importância da Psicologia Social Comunitária, no âmbito do Desenvolvimento Sustentável, consiste em apontar discussões e ferramentas operativas, na busca de uma alternativa de desenvolvimento mais adequada à realidade local, agregando, à dinâmica social do destino, a importância do sujeito como transformador da sua ...

Qual a importância da psicologia comunitária?

Os principais objetivos da psicologia comunitária são para criar novas maneiras de capacitar as pessoas dentro de suas comunidades, promover a mudança social e diversidade, promover o bem-estar individual e comunitário e evitar a desordem.

Qual o papel da religião na sociedade?

Daí surgem as mais variadas interpelações da religião na sociedade, justificando o papel da Sociologia enquanto responsável pela análise desses eventos. É a interferência direta da religião na sociedade que a torna passível de explicações e análises.

Como a religião consegue estruturar as relações sociais?

Assim, mesmo em uma sociedade secularizada, a religião consegue, ainda que agora em menor escala, estruturar as relações sociais de tal forma que “transforma o ‘assim é’ em ‘assim deve ser’, ou em ‘assim não pode ser’” (Oliveira, 2011, p. 179,180).

Por que a religião é uma construção social?

Desta forma, entende-se a religião como uma construção social, necessária à sobrevivência do homem que, por sua vez, cria subsídios para sua existência. Para isso, é o próprio homem quem cria, com o propósito de validar a religião, leis e outras exigências que passam a compor o código doutrinário das religiões.

Qual a religião mais antiga da humanidade?

Considerando a religião como uma das fundações mais antigas da humanidade e considerando também que sua existência é garantida pela sociedade, tendo nesta sua total realização, sua análise sociológica torna-se necessária tendo em vista sua presença ativa nas relações e funções sociais.

Postagens relacionadas: