Como evoluir lesão por pressão?
Como evoluir lesão por pressão?
A Lesão evolui a esse estágio quando ocorre a ruptura de todos os tecidos da pele devido a pressão exercida sobre o local durante muito tempo, ou quando a fricção e o cisalhamento ocorreram de forma abrupta.
Como se desenvolve a lesão de pressão?
A lesão de pressão se desenvolve quando se tem uma compressão do tecido mole entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período prolongado. O local mais freqüente para o seu desenvolvimento é na região sacra, calcâneo, nádegas, trocânteres, cotovelos e tronco.
Qual a prevalência das lesões por pressão?
A prevalência de lesões por pressão tem aumentado nos últimos anos devido à maior expectativa de vida da população, decorrente de avanços na assistência à saúde, que tornou possível a sobrevida de pacientes com doenças graves e anteriormente letais, transformadas em doenças crônicas e lentamente debilitantes.
Qual a causa da lesão?
A lesão pode se apresentar em pele íntegra ou como úlcera aberta e pode ser dolorosa. A lesão ocorre como resultado da pressão intensa e/ou prolongada em combinação com o cisalhamento.
Quando a pressão é contínua começa a comprometer a pele?
Quando a pressão é contínua e por mais de 2 horas a lesão começa a comprometer a pele. Pode surgir algo semelhante a uma bolha ou a uma abrasão. Nestes casos diz-se haver uma situação de isquemia e o machucado tende a desaparecer por volta de 3 dias depois. Caso haja necrose devido a uma pressão por mais de 6 horas na mesma região.