Como impedir despejo?

Índice

Como impedir despejo?

Como impedir despejo?

Diante da ação de despejo, o inquilino poderá pagar o débito no prazo de 15 dias, para que se evite o despejo e o contrato de locação continue em vigor, mesmo que contrariamente à intenção do locador de retomar o imóvel.

Como entrar com ação de despejo por falta de pagamento?

A ação de despejo pode ser feito com o pedido cumulado de pedido dos valores atrasados. Assim, numa mesma ação, o proprietário, além de pedir o despejo do inquilino, ele pode pedir o pagamento de todos os valores atrasados pelo inquilino.

O que fazer quando o inquilino não quer sair do imóvel?

Mesmo com o pedido de desocupação do imóvel, o inquilino pode se recusar a sair. Então será preciso entrar com ação de despejo. Por ser um processo judicial, pode levar até seis meses para conclusão. A partir da decisão judicial, será concedido mais seis meses de prazo para o locatário deixar o local.

Quais as hipóteses de despejo por falta de pagamento?

Existem diversos tipos de ação de despejo, sendo a mais comum a por falta de pagamento. Essa hipótese de despejo pode ser cumulada com a cobrança de aluguéis e demais encargos, devendo ser apresentado com a petição inicial, cálculo discriminado do valor do débito.

Como funciona o processo de despejo?

Uma ordem de despejo, também conhecida como ação de despejo, acontece quando um proprietário entra na Justiça para retirar quem está morando em seu imóvel. As condições legais para tal medida estão na Lei do Inquilinato, que é a Lei Federal número 8.245.

Pode ser feito despejo?

Atualmente pode haver o despejo de inquilinos mesmo durante a pandemia, o que, caso o PL 1179/2020 seja sancionado, não poderá acontecer por meio de decisão liminar nas ações ajuizadas entre os dias 20 de março e 30 de outubro deste ano”, reitera.

Qual a regra para despejo por falta de pagamento?

No caso de despejo por falta de pagamento, por exemplo, basta um dia de atraso para o locatário ser considerado inadimplente, permitindo a rescisão contratual. No entanto, para cada tipo de contrato de locação existe uma regra.

Qual o prazo para ação de despejo?

A Lei do Inquilinato não impõe qualquer restrição de prazo para ação de despejo, que pode ser ajuizada pelo locador já a partir do primeiro dia de atraso no pagamento do aluguel.

Qual o prazo para que o despejo seja determinado?

Qual o prazo para que o despejo seja determinado pelo Juiz? – Depende da circunstância. Caso o contrato de locação esteja desprovido de garantia (fiança, caução etc.), o Juiz concederá o despejo de forma liminar, antes mesmo de ouvir o locatário, determinando a desocupação do imóvel no prazo máximo de 15 dias.

Qual o motivo mais comum de despejo?

O motivo mais comum de despejo é a falta de pagamento do aluguel. No entanto, há diversos outros motivos que podem ocasionar um processo como esse.

Postagens relacionadas: