Como diminuir a salinidade do solo?

Índice

Como diminuir a salinidade do solo?

Como diminuir a salinidade do solo?

Na correção dos solos salino-sódicos e sódicos podem ser utilizados o gesso agrícola, o enxofre, o sulfato de alumínio, o cloreto de cálcio e o ácido sulfúrico.

O que é a microbiota do solo?

A microbiota do solo, definida como o conjunto de microrganismos que vive no solo, como fungos, bactérias e vírus, é um fator determinante para a qualidade do solo na agricultura.

Como a salinização afeta as propriedades físicas do solo?

Ademais, a salinidade afeta também as propriedades físicas do solo, provocando desestruturação, aumento da densidade e redução das taxas de infiltração de água no solo pelo excesso de íons sódicos (RHOADES et al., 2000).

O que é a salinização do solo?

O termo salinidade se refere à presença, no solo, de sais solúveis. ... O processo de salinização (concentração de sais na solução do solo) ocorre, de maneira geral, em solos situados em região de baixa precipitação pluviométrica e que possuam lençol freático próximo da superfície.

Qual a importância da microbiota do solo?

Importância da microbiota para a agricultura Realizam ciclagem de nutrientes; Liberam nutrientes em forma disponível para as plantas; Degradam substâncias tóxicas (presentes em defensivos químicos);

Quais as principais funções do microbioma no solo?

Resumindo, a microbiologia do solo é responsável por:

  • Degradação da Matéria orgânica.
  • Ciclagem e transporte de nutrientes.
  • Fluxo de energia.
  • Fixação biológica de nitrogênio.
  • Controle de patógenos.
  • Decomposição de xenobióticos.

Como a irrigação contribui para salinização dos solos?

O aumento dos teores de sais ocorre quando a irrigação é feita com água de baixa qualidade, a qual apresenta altos teores de sais, que associado ao clima quente e a deficiência de drenagem do solo, contribui para a salinização das áreas irrigadas.

Onde ocorre a salinização no Brasil?

No Brasil, o processo de salinização tem afetado diretamente as áreas da região nordeste do país, as quais estão inseridas no clima semiárido que apresenta baixa pluviosidade facilitando o acúmulo de sais. Além disso, áreas litorâneas que sofrem com a ação das marés têm potencializado ainda mais esse processo.

Postagens relacionadas: