Como a sociedade oriental vê o corpo?

Índice

Como a sociedade oriental vê o corpo?

Como a sociedade oriental vê o corpo?

A sociedade oriental procurou caminhos bem diferentes para apreensão da realidade. No Oriente, falar de corpo e mente como coisas separa- das simplesmente não faz sentido, pois para esse pensa- mento existe uma interdependência natural de todas as coi- sas.

Como a sociedade ocidental ver o corpo?

As ideias de Aristóteles acrescentaram que as acções humanas dependiam do corpo e da Alma, num processo conjunto de realização. Estas abordagens formaram a base das concepções sobre o corpo, no mundo Ocidental, até à Idade Média. Nesta altura a Igreja, desvalorizou o corpo sexuado, considerando pecado o desejo carnal.

Qual a noção de corpo ocidental?

A idéia de que o Ocidente encara o corpo como imagem – seguindo a noção judaico-cristã de que o ser humano foi feito à imagem e semelhança de Deus – é veiculada numa série de monitores que alternam em alta velocidade as representações humanas nas culturas ocidentais.

O que é filosofia do corpo humano?

O corpo é sujeito. Para Platão, a relação com o corpo é feita de ambivalência. Ele denuncia a violência do corpo, como sepultura da alma, mas propõe uma filosofia do corpo que integra este numa vida equilibrada: "só há um meio de salvação: não exercitar a alma sem o corpo, nem o corpo sem a alma".

Como a sociedade atualmente lida com as questões do corpo?

A estética favorece na vida social porque a sociedade atual impôs uma ideologia onde afirma que devemos manter o corpo em forma, ou seja, “malhado”, então dessa maneira a pessoa que tem seu corpo considerável “perfeito” em muitos casos é mais favorecido na vida social de que outra que não tem o chamado corpo “ideal”.

Qual a história do corpo na cultura ocidental?

Na cultura ocidental o corpo ficou, durante muito tempo, «silencioso», mas não silenciado; foi sempre um meio de comunicação e sempre teve um papel de vector social, psicológico, cultural e religioso.

Como era o corpo na era moderna?

Retornando ao conceito de corpo belo da Grécia, na era moderna o corpo passa a ser visto como refinado, esbelto. Havia disciplina e controle sob o corpo e cuidados relacionados à sua manutenção.

Como os filósofos enxergavam o corpo?

Abordagem idealista Já Aristóteles (384-322 a.C.) afirma que a alma tem a forma do corpo (hilemorfismo)4, e influencia o empirismo ao admitir que o corpo ("physis") interage perfeitamente com este mundo a partir de suas percepções sensoriais: os sentidos, a intuição e a consciência ("psiquê")5.

Qual o papel do corpo humano na sociedade contemporânea?

Já na sociedade contemporânea, no mundo Ocidental, o corpo humano passou a ter um papel importante, e ao longo do século XX, o mesmo ganhou evidência por meio das novas tecnologias e, principalmente, através do marketing de produtos e de estilos de vida, e o desejo de obter a perfeição física exigida pelos padrões que a Contemporaneidade exige.

Qual a diferença entre o corpo e a beleza no Oriente e no Ocidente?

Existe uma diferença significativa da visão do corpo e dos padrões de beleza no Oriente e no Ocidente, que vêem desde os tempos imemoriais até à sociedade contemporânea. Um exemplo é o de Madre Teresa de Calcutá, naturalizada Indiana, e Marilyn Monroe, cidadã Norte Americana.

Por que o século XX foi responsável pela divisão entre corpo e Espírito?

Para Merleau-Ponty, o século XX foi responsável pelo abolir divisão entre corpo e espírito, mas com exacerbação do corpo.

Qual a visão do corpo no Ocidente?

No entanto, a visão do corpo, no Ocidente e Oriente, tem assumido perspectivas diferentes de acordo com as culturas vigentes do meio.

Postagens relacionadas: