Como a separação dos pais afeta os filhos?

Índice

Como a separação dos pais afeta os filhos?

Como a separação dos pais afeta os filhos?

Os filhos podem manifestar sentimentos de vergonha pelo comportamento dos seus pais, e cólera ou raiva pelo que tomou a decisão de se separar. Além disso aparecem as tentativas de reconciliar aos seus pais, o descontrole dos hábitos adquiridos e problemas somáticos (dores de cabeça, estômago, etc.).

Quais são as consequências do divórcio para os filhos?

Os resultados do estudo, que coincide com os de outra pesquisa feita pela Universidade da Califórnia em Berkeley revelam que os filhos de pais divorciados podem sofrer depressão, ter problemas na escola, e desenvolver menos habilidades sociais em comparação com outras crianças.

Como lidar com os filhos em caso de separação?

Durante e após o processo de separação, procure participar da rotina do seu filho, seja na hora de dormir, levar à escola ou oferecer uma das refeições. Lembre-se que um dos lugares onde o bebê se sente mais seguro é no seu colo, por isso, reforce a oferta do aconchego e procure manter a calma nesse momento.

Como conversar com filho adolescente sobre separação?

3 conselhos para lidar com adolescentes com pais separados

  1. O diálogo é fundamental. Contar com alguém com quem se pode desabafar é essencial para qualquer pessoa que passa por um momento difícil. ...
  2. Dar liberdade para a adaptação às mudanças. ...
  3. Não envolver o jovem no conflito.

Quais são as consequências de um divórcio?

Desestruturação emocional, rebaixamento na auto-estima, medo, angústia, tristeza, insegurança, insônia e isolamento são alguns dos sentimentos e emoções que passam a povoar o universo de muitas pessoas divorciadas, sobretudo nos dois primeiros anos após a separação.

Quais os direitos da mãe quando se separa?

O pai ou a mãe que não vive sob o mesmo teto que os filhos tem seus direitos garantidos, como o de visitação e de supervisão daquele que detém a guarda em relação as suas decisões sobre a vida do menor, mas também precisa cumprir com certos deveres, como o pagamento de pensão alimentícia.

Qual a relação entre pais e filhos?

O mais importante com relação a isso tudo é que seja mantida a confiança na relação entre pais e filhos, mantendo-a o mais clara, verdadeira e respeitosa possível.

Quais são as consequências da separação dos pais?

Embora busquemos relações sólidas e duradouras, é comum percebermos como as famílias sofrem com a separação dos pais, em especial os filhos, que, hoje em dia, pouco preparados para perderem, para passarem por frustrações, veem-se numa situação jamais esperada.

Como é normal o medo de separar os filhos?

É completamente normal o medo, que toma conta do casal, de ferir os filhos com a decisão de separar-se. Entretanto, esse sofrimento imediato que a criança sente com a notícia é menos traumático do que a angústia de perceber que existe algo de errado na relação dos genitores e não estar ciente do que está efetivamente acontecendo.

Postagens relacionadas: