Como você exercita a tolerância no seu dia a dia?
Índice
- Como você exercita a tolerância no seu dia a dia?
- Como é que se pode praticar a tolerância?
- Qual a importância da tolerância no dia a dia?
- Porque é necessário praticar a tolerância e o diálogo em nossas ações diárias?
- Como praticar a tolerância religiosa?
- O que é a tolerância?
- Quais são as diferentes formas de promover a tolerância?
- Qual é a importância da tolerância religiosa?
- Quando é o Dia Internacional da tolerância?
- Como desenvolver a tolerância?
- Por que a tolerância pode ser compreendida como uma questão governamental?
- Como é possível ler o Evangelho da tolerância?
Como você exercita a tolerância no seu dia a dia?
Uma das maneiras mais eficazes de desenvolver a tolerância é exercitar a capacidade de lidar com o diferente. É ideal deixar o lugar de dono da verdade e analisar como os outros lidam com determinados fatos de acordo com seus valores, crenças, razões e motivações.
Como é que se pode praticar a tolerância?
Siga sete passos para ser uma pessoa mais tolerante
- Ouça o outro. Se você quer que escutem e aceitem –ou, pelo menos, entendam– sua opinião, trate também de ouvir a outra pessoa. ...
- Não aja com desrespeito. ...
- Resolva conflitos. ...
- Exercite a paciência. ...
- Cuidado com o mau humor. ...
- Faça uma autoavaliação. ...
- Coloque-se no lugar do outro.
Qual a importância da tolerância no dia a dia?
Tolerância tem a ver com respeitar as diferenças, sejam elas físicas, comportamentais, ideológicas ou de qualquer outra natureza. ... Em um mundo no qual a convivência social é inevitável, ser tolerante é uma competência importantíssima, independentemente do meio em que se vive.
Porque é necessário praticar a tolerância e o diálogo em nossas ações diárias?
É muito mais saudável tolerar e respeitar as diferenças do que tentar transformar todos em seres iguais. Além disso, que chato seria viver em um mundo em que as pessoas pensassem do mesmo jeito. A unanimidade é burra (e a intolerância também). “Nada é mais atraente em alguém que a tolerância, o respeito e a paciência.”
Como praticar a tolerância religiosa?
Informação e diálogo são ferramentas eficazes para combater a intolerância religiosa nas escolas. Ao entender que as religiões são manifestações culturais legítimas, os estudantes podem aprender a conviver com as diferenças, valorizar a diversidade e construir a própria identidade.
O que é a tolerância?
De acordo com o dicionário Aurélio, uma das definições de tolerância é: “Tendência a admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem do de um indivíduo ou de grupos determinados (…)”. Admitir é aceitar. Aceitar pensamentos e escolhas das pessoas, mesmo quando os desaprovamos. Tolerância não é fraqueza.
Quais são as diferentes formas de promover a tolerância?
Como desenvolver a tolerância
- Treinar a empatia. ...
- Procurar o autoconhecimento. ...
- Ter consciência da limitação do saber. ...
- A aceitação da falha. ...
- A consciência da finitude. ...
- O controlo das emoções.
Qual é a importância da tolerância religiosa?
Acolher pessoas de diferentes religiões, aceitar suas manifestações, e cobrar tolerância e respeito são atitudes que aprofundam os vínculos entre pessoas, em uma empresa. Seu funcionário evangélico, candomblecista ou budista vai sentir que a empresa é parte importante de sua vida, por exemplo.
Quando é o Dia Internacional da tolerância?
No dia 16 de novembro é comemorado o Dia Internacional da Tolerância, uma ótima oportunidade para a reflexão. Em 1993, a Conferência Geral da Unesco tomou a iniciativa de eleger 1995 como o Ano das Nações Unidas para a Tolerância. Essa designação foi aprovada no mesmo ano pela Assembleia-Geral da ONU.
Como desenvolver a tolerância?
Uma das maneiras mais eficazes de desenvolver a tolerância é exercitar a capacidade de lidar com o diferente. É ideal deixar o lugar de dono da verdade e analisar como os outros lidam com determinados fatos de acordo com seus valores, crenças, razões e motivações. A partir disso, trabalhamos os próprios preconceitos.
Por que a tolerância pode ser compreendida como uma questão governamental?
Por isso, tolerância não pode ser compreendida apenas como uma questão governamental, relacionada ao tratamento das religiões que se diferem daquela que é partilhada pela maior parte de uma nação.
Como é possível ler o Evangelho da tolerância?
Por isso, todos são convidados a praticá-lo, reservando um breve momento para, individualmente, em família, no trabalho ou mesmo na roda de amigos, ler um trecho, ainda que seja um só versículo. Assim é possível exercitar o coração e a vida no Evangelho da Tolerância.