Como identificar a regência nominal?
Como identificar a regência nominal?
Sempre que o termo regente for um substantivo, adjetivo ou advérbio (um nome), estamos falando de regência nominal. Nesse caso, é necessário o uso de preposição entre o termo regente e o termo regido.
Como funciona a regência nominal?
A regência nominal consiste na relação de dependência entre o substantivo, adjetivo e advérbio e o seu complemento. ... Considerando-se que regência é uma construção sintática que determina os elementos que completarão o sentido do nome, tal fenômeno também ocorre em relação aos verbos no âmbito da transitividade verbal.
O que é regência verbal e exemplos?
Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. Nos exemplos acima, morar é um verbo transitivo indireto, pois exige a preposição em (morar em algum lugar). ...
Quais são os tipos de regência nominal?
Regência nominal é a relação que um nome estabelece com o seu complemento através de uma preposição. Esse nome pode ser um substantivo, um adjetivo ou um advérbio....Regência nominal com a preposição A
- acessível a;
- agradável a;
- alheio a;
- análogo a;
- anterior a;
- apto a;
- atento a;
- avesso a;
O que é regência nominal incorreta?
A regência nominal está errada na frase, pois o adjetivo “apegado” requer o uso da preposição “a”, e não da preposição “em”. Quem é apegado, é apegado a alguma coisa ou a alguém. Assim, a frase correta seria: Ele é muito apegado a bens materiais.