Como explicar a origem do plural dos nomes em ao em língua portuguesa?
Índice
- Como explicar a origem do plural dos nomes em ao em língua portuguesa?
- Qual o plural das palavras terminadas em ao?
- O que é a formação do plural?
- Qual o critério que define a diferença de Formação do plural nós substantivos terminados em?
- Como é a grafia das palavras terminadas em EZ e Eza?
- Como se forma o plural das palavras terminadas em m?
- Qual a forma de se fazer o plural?
- Qual a pluralidade dos dois sobrenomes?
- Qual a diferença entre o plural e a latina dessas palavras?
- Como saber como se constrói um plural?
Como explicar a origem do plural dos nomes em ao em língua portuguesa?
Isso porque a terminação em português é resultado do desenvolvimento de três terminações latinas, que tiveram o sinal de nasalação da letra (o til) em substituição da letra n: "-ane", "-anu" e "-one", que respectivamente acabaram no plural em -ães, -ãos e -ões.
Qual o plural das palavras terminadas em ao?
(Acep - adaptada) Os substantivos terminados em “ão”, como “mosquetão”, formam o plural de três maneiras: em “ões”, como “rendões” , e em “ãos” e “ães”.
O que é a formação do plural?
Os paroxítonos terminados em “-ão” e alguns poucos oxítonos e monossílabos formam o plural pelo simples acréscimo de “s”: sótão/sótãos, cidadão/cidadãos, chão/chãos, bênção/bênçãos, cristão/cristãos, grão/grãos, órfão/órfãos, irmão/irmãos, mão/mãos… ...
Qual o critério que define a diferença de Formação do plural nós substantivos terminados em?
A regra geral para a formação do plural é acrescentar um -S ao singular. ...
Como é a grafia das palavras terminadas em EZ e Eza?
São grafadas com o sufixo "isa" as palavras que indicam ocupações femininas: poetisa, profetisa, papisa, sacerdotisa, pitonisa. ... Os sufixos "ez" e "eza" são empregados para formar nomes abstratos que derivam de adjetivos.
Como se forma o plural das palavras terminadas em m?
Plural de palavras terminadas em M Quando uma palavra termina em -M, para passar para o plural precisamos trocar -M por -NS.
Qual a forma de se fazer o plural?
Outras palavras aceitam mais de uma forma de se fazer o plural, como os seguintes casos: -alazão - alazães e alazões -aldeão – aldeões, aldeãos e aldeães - anão – anões e anãos
Qual a pluralidade dos dois sobrenomes?
4.º) Em havendo dois sobrenomes, somente o primeiro toma a forma plural: Castros Mesquita, Oliveiras Pereira, Proenças Meireles, etc. Se entre os dois houver "de", "do", "da", a regra é a mesma: Lousadas de Albuquerque, Correias do Amaral, Rangéis da Fonseca.
Qual a diferença entre o plural e a latina dessas palavras?
Farei a seguir uma síntese – inspirada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra – dos diferentes grupos que fazem o plural de forma idêntica entre si: Obs. A explicação inicial e genérica para esta diferença está relacionada com a origem latina dessas palavras.
Como saber como se constrói um plural?
A melhor forma de saber como se constrói um plural é consultar um dicionário. Este instrumento de trabalho inclui, normalmente, os casos de plurais mais irregulares, dando essa informação, habitualmente, no final da descrição da palavra em causa.