Quanto tempo o INSS têm para julgar um recurso?

Índice

Quanto tempo o INSS têm para julgar um recurso?

Quanto tempo o INSS têm para julgar um recurso?

O órgão tem 85 dias para julgar e devolver o processo ao INSS, mas de acordo com último levantamento do Conselho de Recursos da Previdência Social, o tempo médio de espera de julgamento nas Juntas de Recursos é de 267 dias.

Como apresentar recurso a Junta de Recursos da Previdência Social?

Como fazer o protocolo do recurso?

  1. Você pode fazer isso através do telefone no INSS: 135. Agendado o horário, é só comparecer na agência e protocolar o Recurso. Esta maneira é a mais tradicional.
  2. Você pode fazer isso digitalmente. Para isso o agendamento é preciso acessar o site do Meu INSS.

Quanto tempo o INSS têm para recorrer de uma sentença 1 grau?

Pela legislação, o INSS tem 45 dias para dar uma resposta a um requerimento, prorrogáveis por mais 45. Há ainda uma tolerância de 60 dias prevista em lei federal, que costuma ser respeitada pelos juízes na hora de aceitar ação contra o órgão.

Qual o prazo máximo para o recurso do INSS?

Em razão de o INSS ter passado do prazo máximo da lei, pode ser iniciado um processo chamado de “mandado de segurança”. Nesse processo, vamos pedir ao juiz que ele obrigue o INSS a analisar quanto antes o seu recurso. Com isso, o INSS pode aprovar ou negar o seu benefício no recurso. Se negar, ao menos você já pode ir para a próxima fase.

Quais são os recursos do INSS?

Os recursos são muito comuns no INSS, pois, todos os meses, milhares de pessoas têm o benefício negado ou cancelado. Então, essas pessoas também precisam recorrer para outra área do INSS, a fim de obter a reavaliação do seu pedido.

Como apresentar o recurso ordinário no INSS?

Apresentar Recurso Ordinário no INSS - 1ª Instância " Recurso" , " Apresentar Recurso para Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal" , " Recurso Seguro Defeso" O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.

Qual é o recurso administrativo do INSS?

Ou seja, a Junta, em uma reunião para julgamento, vai analisar se a decisão do INSS foi correta mesmo, ou se deve ser alterada. O recurso administrativo consiste em “colocar no papel”, de forma escrita, as suas razões, os seus motivos do porquê a sua aposentadoria deve ser concedida.

Postagens relacionadas: