Como identificar a intertextualidade?

Índice

Como identificar a intertextualidade?

Como identificar a intertextualidade?

A intertextualidade pode ser caracterizada de duas formas: explícita (direta) e implícita (indireta). No primeiro caso, temos a citação do texto usado como referência no material produzido — ou seja, são fornecidos elementos que vão ajudar a identificar a presença desse “texto base”.

O que que é intertextualidade?

A intertextualidade é um recurso linguístico que faz o diálogo entre duas ou mais obras utilizando um texto-fonte como referência. Um autor utiliza um recurso intertextual quando ele traz elementos de outras obras para dentro da sua, estabelecendo uma relação entre elas.

Como ocorre a intertextualidade?

A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto).

Quais são as intertextualidade?

Podemos listar, sem a intenção de esgotar as possibilidades de classificação, alguns tipos de intertextualidade.

  • ALUSÃO. ...
  • CITAÇÃO. ...
  • EPÍGRAFE. ...
  • METÁFRASE E PARÁFRASE. ...
  • PARÓDIA. ...
  • PASTICHE. ...
  • PLÁGIO. ...
  • TRADUÇÃO.

O que é paródia intertextualidade?

Paródia e paráfrase simbolizam dois tipos de intertextualidade, isto é, são recursos que criam diálogos entre textos distintos, dando origem a um novo texto embasado em um texto-fonte. ... Paródia e paráfrase são recursos usados na literatura, artes, plásticas, música, cinema, escultura, dentre outros.

Qual é a definição da figura de linguagem intertextualidade?

Intertextualidade é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos.

Para que serve a intertextualidade?

Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto. Diversos autores utilizam textos já existentes e reconhecidos, chamados de textos fontes, para servir de base às suas novas criações.

O que vem a ser um intertexto e intertextualidade?

A intertextualidade é uma espécie de conversa entre textos; esta interação pode aparecer explicitamente diante do leitor ou estar em uma camada subentendida, nos mais diferentes gêneros textuais. A Citação é um fragmento transcrito de outro autor, inserido no texto entre aspas. ...

O que é leitura intertextual?

A intertextualidade é a presença textual de elementos semânticos e/ou formais que se referem a outros textos produzidos anteriormente. ... Por meio dessa relação entre diferentes textos, a intertextualidade permite uma ampliação do sentido, na medida em que cria novas possibilidades e desloca sentidos.

Qual a intertextualidade de um texto?

A intertextualidade acontecerá quando um determinado texto fazer referência a outro, ou a situação e/ou acontecimento pré-existente. Essa referência pode ser implícita ou explícita. É importante todo estudante saber identificar a intertextualidade dentro de um texto. (Foto: Freepik)

Qual o fenômeno da intertextualidade?

Entre eles, está a intertextualidade, a relação estabelecida entre um texto e outro. O fenômeno é apresentado em diversas construções textuais, sejam elas charges, poesias, músicas e, até mesmo, reportagens.

Como estudar a intertextualidade?

Exemplo: quando em um cena do filme “Wifi Ralph: quebrando a internet” aparecem todas princesas da Disney. A intertextualidade é um dos assuntos que costuma cair em questões de prova de vestibulares e concursos. Então, estudar os tipos de intertextualidade é o primeiro passo. O segundo e se não for o mais importante, é o conhecimento.

Quando a intertextualidade é explícita?

A intertextualidade é explícita quando a referência ao texto-fonte é clara e de fácil percepção, não sendo necessários conhecimentos prévios específicos por parte do leitor. A intertextualidade implícita é menos evidente, não é tão fácil identificá-la e exige do leitor conhecimentos prévios.

Postagens relacionadas: