Qual é o papel da filosofia para as crianças?
Índice
- Qual é o papel da filosofia para as crianças?
- Como deve ser o trabalho de filosofia na Educação Infantil?
- Porque todo filósofo e uma criança?
- Qual é a importância da filosofia com crianças para a construção das habilidades cognitivas no Ensino Básico?
- Por que o filósofo nunca é capaz de se habituar completamente com esse mundo?
- Quem é o fundador da filosofia para crianças?
- Como estimular o pensamento filosófico na infância?
- Como poderia ser a educação das crianças?
- Como os filósofos conseguem reconstruir os problemas da vida?
Qual é o papel da filosofia para as crianças?
Filosofia para crianças Introduzir a filosofia na infância é abrir a possibilidade para que os pequenos vejam o mundo de uma forma diferente desde cedo. ... Sabe-se que o papel da filosofia é de problematizar, de nos tirar da zona de conforto e nos colocar a caminho do novo, do inusitado.
Como deve ser o trabalho de filosofia na Educação Infantil?
Ao propor atividades investigativo-filosóficas, as crianças são convidadas a refletir sobre as próprias conjecturas, refletindo e tirando suas próprias conclusões além de se envolverem com situações presentes na filosofia, tais como identidade, imaginação, verdade, certo e errado, amizades, entre outras.
Porque todo filósofo e uma criança?
Bem, nós, do blog do Philinus, acreditamos que sim e em algo além: acreditamos que todo filósofo deve ser, antes de tudo, uma criança, exatamente por ser ele aquele que cuida de preservar o espírito inquisitivo, crítico e contestador que herdamos da nossa infância.
Qual é a importância da filosofia com crianças para a construção das habilidades cognitivas no Ensino Básico?
A Filosofia para Crianças trabalha com as habilidades cognitivas favorecendo ao currículo escolar e oportunizando aos alunos uma vivência reflexiva. Os resultados do desenvolvimento destas habilidades revelam que podem ser atingidas contribuindo nas transformações e mudando o cotidiano da escola.
Por que o filósofo nunca é capaz de se habituar completamente com esse mundo?
Um filósofo nunca é capaz de se habituar completamente com este mundo. Para ele ou para ela o mundo continua a ter algo de incompreensível, algo até enigmático, de secreto. Os filósofos e as crianças têm, portanto, uma importante característica comum.
Quem é o fundador da filosofia para crianças?
A comparação foi feita pelo professor Matthew Lipman, filósofo e educador norte-americano reconhecido como fundador da “filosofia para crianças”. Segundo Lipman, filósofos conseguem criar e reconstruir conceitos e buscar formas de explicação mais abrangentes para os problemas da vida.
Como estimular o pensamento filosófico na infância?
Estimular o pensamento filosófico na infância, fase em que estamos nos desenvolvendo e construindo uma identidade própria, também impacta positivamente outras competências, como o raciocínio lógico-matemático, a criatividade, a imaginação, a capacidade de argumentação, a sensibilidade.
Como poderia ser a educação das crianças?
Platão foi o primeiro filósofo a descrever como poderia ser a educação das crianças, no livro "A República" (Conf.cap.VII). Entretanto, não havia um projeto específico que proporcionasse a efetivação do ensino filosófico direcionado às crianças.
Como os filósofos conseguem reconstruir os problemas da vida?
Segundo Lipman, filósofos conseguem criar e reconstruir conceitos e buscar formas de explicação mais abrangentes para os problemas da vida. Já as crianças, intrigadas com as mesmas questões, como justiça, bondade e amizade, necessitam aprender os processos do raciocínio e do julgamento.